Por que, tanto embarcador quanto transportador, precisam ter noções mínimas de como é a composição e definição do preço do frete?

Publicado em
23 de Janeiro de 2022
compartilhe em:

Artigo escrito por Eng.º João Batista Dominici*

Todo mundo está cansado de saber: o que define o preço final de qualquer produto ou serviço são variáveis de mercado e não quanto custa ou custou para produzir.

Se há oferta excedente de caminhões, por exemplo, o preço do frete vai cair.

Em contrapartida se faltam motoristas e isso impacta a quantidade de caminhões disponíveis o preço do frete vai subir, aliás como está acontecendo na Inglaterra e nos Estados Unidos.

O Preço do Diesel, do Salário dos motoristas, dos Veículos novos ou usados, dos Pneus também impactam o preço do frete, mas são menos sensíveis pelo mercado se essas variáveis não impactarem a oferta de caminhões.

Mas por que, ainda assim, é importante para os prestadores de serviços calcularem seus custos, montarem suas tabelas de frete?

Por várias razões, entre as mais importantes, para poderem definir com muito mais acurácia suas estratégias comerciais, suas decisões de negócios, seu relacionamento com novos e velhos clientes, na tomada de decisões sobre mais ou menos investimentos em ampliação ou renovação da frota, definição de mercados de atuação, forma de atuação, se com frota própria ou de terceiros, etc.

E para os embarcadores (shippers) por que é importante, considerar em seus BID, e conhecer com maior profundidade os principais componentes das Tabelas de Fretes de seus fornecedores de transporte?
 



Também por várias razões, mas especialmente, para evitar que no final das contas o barato saia muito caro. Para ter as mínimas condições de aquilatar se os preços contratados são viáveis no curto e no longo prazo. Se não são (os preços) apenas uma estratégia de entrada. mas impossíveis de serem mantidos para todo o período de tempo de contrato ou para o transporte de todo o lote contratado. Se o vencedor do BID vai realizar o serviço com frota própria ou subcontratar terceiros, eventualmente, sem as qualificações prometidas, sem o comprometimento necessário, pondo em risco a segurança das suas cargas e a confiabilidade das suas entregas, o correto atendimento aos requisitos legais, em especial, no transporte de cargas muito regulamentadas, como transporte de produtos perigosos e com peso e dimensões excedentes.

O site Tabelas de Frete (www.tabelasdefrete.com.br) oferece aos seus assinantes vasto conteúdo sobre apuração e formação de preço de frete com base na realidade brasileira. Clique aqui para mais informações, ou ligue 11-999905265.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.