Cancela foi colocada para restrições. Ação foi tomada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico após motoristas desrespeitarem limites de peso.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) proibiu a passagem de caminhões e ônibus pela Ponte Afonso Pena, que liga as cidades de Araporã e Itumbiara (GO). O local recebeu nova sinalização e barreiras foram colocadas para que esses veículos sejam impedidos de passar.
Em junho a ponte precisou ser interditada depois que um caminhão com carga superior a capacidade máxima, de 12 toneladas, entortou as laterais de aço da estrutura. Já na última semana foi flagrado outro motorista de uma carreta bitrem, com mais de 20 toneladas acima do permitido, que não respeitou as sinalizações e foi multado.
Agora, no local, foram recolocadas cancelas e construídas barreiras para diminuir a altura da ponte e só podem passar veículos com até 2,20 de altura.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os motoristas escolhem o trajeto da ponte para não passarem em frente ao posto de fiscalização que fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás, na BR-153. Os policiais também afirmaram que o condutor que tentar passar e não estiver nos padrões exigidos, será multado e poderá ter o veículo apreendido.
O patrimônio foi inaugurado há 108 anos e a Prefeitura pretende continuar fazendo ações para preservá-lo.
Polícia disse que veículos usam a ponte para fugir da fiscalização na divisa de MG com GO — Foto: Reprodução/TV Integração
Polícia disse que veículos usam a ponte para fugir da fiscalização na divisa de MG com GO — Foto: Reprodução/TV Integração