ara o empresário Cláudio Adamuccio, não é hora de se endividar
Além da pandemia da Covid-19, a crise política no governo do presidente Jair Bolsonaro pode tornar-se um problema para a economia brasileira. O presidente do G10 e diretor Administrativo da Transpanorama, Cláudio Adamuccio, de Maringá (PR), afirma estar “levemente preocupado” com as turbulências da política. E conta que tem visto menos o noticiário para não se contaminar com as más notícias.
O empresário concedeu uma entrevista por Skype à Revista Carga Pesada, na qual avaliou o cenário nacional.
O novo coronavírus causou prejuízos ao transporte de carga que variam muito conforme o segmento. As cargas transportadas sofreram redução de 10% a 80%, de acordo com Adamuccio.
A operação dos Correios foi a que teve menos prejuízos. Já as cargas destinadas às grandes redes varejistas foram as mais afetadas. “O transporte de etanol e gasolina reduziu algo em torno de 50%.”
O empresário afirma que as primeiras três semanas da crise, em março, foram caóticas para o setor, uma vez que os Estados e municípios tinham regras de isolamento diferentes.
A Transpanorama, de acordo com Adamuccio, mandou para casa os motoristas integrantes dos grupos de risco e ofereceu férias para aqueles que estavam com receio de viajar. “Para minha surpresa nem 1% pediram para ficar em casa.” Ao todo são mais de 2.100 motoristas no G10.
Muita gente que trabalha em outras funções passou ao regime de home office. O empresário acredita que, passada a pandemia, parte do quadro de funcionários vai seguir trabalhando em casa.
Para acompanhar a íntegra da entrevista com o empresário, clique aqui