Política de redução de velocidade atrasa 47% da frota global

Publicado em
18 de Março de 2010
compartilhe em:

Cerca de 47% da frota global de porta-contêineres chega com atraso ao porto de destino, segundo levantamento da Drewry Shipping Consultants. A consultoria avalia que grande parte destes atrasos se deve à utilização da política de redução de velocidade e pelo fato de as companhias relutarem em reativar capacidade ociosa.

Aproximadamente 1.600 embarcações foram rastreadas no período entre outubro e dezembro do ano passado e apenas 53% delas chegaram ao destino dentro da data prevista. Por conta disso, a Drewry recomenda que os exportadores devem considerar um dia extra nas previsões dadas pelas companhias marítimas, visto que esta foi a média de atraso constatada para todas as rotas.

Conforme o levantamento da consultoria, nos nove primeiros meses de 2009 o comércio marítimo atingiu um índice de pontualidade de 60%. Porém, o desempenho caiu durante o quarto trimestre, chegando na média histórica de 55%.

Neste período, as principais rotas comerciais sofreram quedas de rendimento de tempo. Os serviços transatlânticos têm o maior índice de deterioração. Ante um desempenho de pontualidade de 70% no terceiro trimestre, a performance positiva nos últimos três meses do ano caiu para 55%. No mesmo período, a performance dos serviços transpacíficos caiu de 64% para 54%, enquanto que nos serviços da região da Ásia-Europa-Mediterrâneo o declínio foi de 52% para 50%. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.