O anúncio foi feito, nesta terça-feira, pelo delegado do 90º Departamento de Polícia (DP) Civil do Parque Novo Mundo, Mário Gobbi. "A ideia é criar unir os transportadores e os serviços de investigação de crimes de roubo de carga e o monitoramento de ações ou atividades suspeitas.
“Primeiramente foi realizado um levantamento da nossa região com as ocorrências e as vítimas, depois fizemos o mapeamento de locais com dados dos autores, porque não se combate o crime sem informação”, destacou Gobbi.
Tecnologia a serviço da segurança
Também durante o evento, que aconteceu no Setccesp, o investigador Rubem José Aricieri Ribeiro, também do 90º DP Civil do Parque Novo Mundo, exibiu um estudo da região com a quantidade de roubos realizados nos meses deste ano, que segundo ele justificou a formação de um grupo de WhatsApp na qual os transportadores podem entrar em contato para receber e relatar informações sobre ocorrência de roubo ou furto.
O número do WhatsApp de combate ao roubo de carga é o (11) 98999–9045. Basta o transportador enviar ao número uma mensagem com o nome da transportadora que, com isso, ele já passará a receber informações sobre o crime. “É o compartilhamento de informação em tempo real”, explicou o investigador.
Assim, de forma simples e ágil, o empresário do setor de transportes torna-se um agente ativo contra o roubo de cargas na região. Segundo delegado da 90ª DP do Parque Novo Mundo, “cooperação, tecnologia e organização” são as grandes aliadas no combate ao crime.