Polícia Civil identifica quadrilha responsável por roubos de cargas de cigarro em Camboriú

Publicado em
10 de Junho de 2015
compartilhe em:

A Polícia Civil de Balneário Camboriú identificou a quadrilha que seria responsável pelos roubos de cargas de cigarro no Litoral Norte. Três integrantes, presos pela polícia paranaense em maio deste ano, são apontados pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) como os responsáveis por pelo menos dois assaltos realizados em 2013 e um em janeiro do ano passado em Camboriú. As informações foram divulgadas pela polícia nesta segunda-feira.

Conforme a DIC, o grupo era especializado no roubo de cargas de cigarro e eletroeletrônicos. A quadrilha é acusada pela polícia do estado vizinho de cometer cem roubos em Curitiba e na Região Metropolitana. As ações teriam gerado um desfalque de R$ 20 milhões às empresas.

O coordenador da DIC de Balneário Camboriú, Osnei Valdir de Oliveira, informa que desde a identificação dos criminosos e a prisão deles no Paraná, não houve registro de roubo de carga de cigarros na região de Balneário Camboriú.

Segundo Oliveira, o trio, conhecido pela violência nas abordagens às vítimas, foi alvo de operações da polícia catarinense no Paraná após a Justiça atender aos pedidos de prisões dos envolvidos. No entanto, de acordo com o delegado, como os foragidos também eram procurados pela polícia paranaense, eles mudavam frequentemente de endereço, o que teria dificultado a localização deles pelos policiais da DIC de Balneário.

Os três investigados e outras três pessoas foram presos em 31 de março durante a Operação Dragão, deflagrada em um domingo, pelos policiais paranaenses. O líder da quadrilha tinha seis mandados de prisão expedidos contra ele no estado vizinho e dois em Santa Catarina. Os três acusados pela DIC também foram alvo do cumprimento dos pedidos de prisões da polícia catarinense. Eles permanecem presos no sistema prisional do Paraná, onde, conforme a DIC, foram indiciados em cerca de cem crimes.

Os crimes

O primeiro assalto realizado pela quadrilha no Litoral Norte, teria ocorrido em 8 de julho de 2013. Na ocasião, quatro homens armados assaltaram um veículo de uma empresa de cigarros no bairro Monte Alegre, em Camboriú. O motorista foi rendido e levado até uma rua pouco movimentada, onde foi feita a transferência da carga. Nenhum suspeito foi encontrado. As investigações da DIC levaram a identificação de dois dos suspeitos.

Em 19 de novembro 2013, dois criminosos abordaram um veículo da mesma empresa de cigarros na Rua Monte Agulhas Negras no bairro Monte Alegre, em Camboriú. A mercadoria foi transferida para o veículo de um terceiro suspeito em uma plantação na cidade de Navegantes. Os assaltantes conseguiram fugir. As investigações identificaram novamente os dois envolvidos no roubo de julho e um terceiro integrante do grupo.

A última ação da quadrilha na região teria ocorrido em 3 de janeiro do ano passado, quando um suspeito rendeu o motorista de outro veículo com carregamento de cigarros. No assalto, também realizado em Camboriú, o homem ordenou que o motorista sentasse no banco do carona e assumiu a direção. Após a transferência da carga, a vítima e o veículo foram abandonados em uma estrada próxima à BR-101, em Itajaí. Mais uma vez os suspeitos conseguiram fugir. O homem apontado como líder da quadrilha pela DIC de Balneário Camboriú, foi novamente identificado como participante do crime.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.