Planejamento errado ou mico? Rodoanel Leste tem fluxo 42% inferior ao previsto

Publicado em
12 de Janeiro de 2016
compartilhe em:

O Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas completou seis meses de funcionamento completo com um fluxo de veículos 41,78% inferior aos 45 mil previstos por dia na sua inauguração, em meados de 2014. Segundo dados da SPMar, concessionária responsável por administrar a rodovia, a média diária de circulação de veículos pelo sistema não passa de 26,2 mil.

O traçado, que conecta a interligação do setor Sul do anel viário, em Mauá, no ABC Paulista, com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá, foi entregue em duas etapas. A primeira delas se estendeu até a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), em Itaquaquecetuba. E, um ano após a entrega da primeira fase, com 474 dias de atraso, o trevo foi concluído.

Se levado em consideração o levantamento mais recente divulgado pela SPMar, em dezembro de 2015, o número de registros diários de veículos que circulam pelo sistema teve alta de apenas 4,80% no período entre agosto até dezembro. Há quatro meses, a média diária era de 25 mil veículos, sendo que apenas 27% do total correspondem a caminhões. Vale lembrar que, diferentemente das vias municipais, a rodovia foi construída com asfalto apropriado para receber este tipo de veículos e o sistema não conta com semáforos.

De acordo com a concessionária, o principal entrave na tentativa de potencializar o fluxo de veículos do Trecho Leste do Rodoanel é a dificuldade de atrair caminhoneiros. A SPMar considera que são necessárias medidas incentivadoras por parte de municípios vizinhos, como a restrição de caminhões em vias paralelas ao anel viário.

Para a SPMar, o fluxo inferior de veículos pelo Trecho Leste do Rodoanel ao planejado se deve ao fato de a via ainda estar passando por “período de amadurecimento”, algo já era esperado, segundo a concessionária. O Trecho Sul do Rodoanel levou 20 meses para alcançar o volume de veículos previsto no início de sua operação.

Orçado em R$ 3,6 bilhões, o Trecho Leste tem 43,5 quilômetros de extensão e passa por Ribeirão Pires, Suzano, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e Guarulhos. O sistema tem o objetivo de integrar o Aeroporto de Cumbica ao Porto de Santos, além de desafogar as principais avenidas da Capital e da Região Metropolitana de São Paulo.

O atraso para a conclusão do projeto, que tinha previsão de ser entregue no início de 2014, pode gerar sanções administrativa e financeira à SPMar devido ao descumprimento do contrato original com o governo estadual. A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) afirmou que analisa as alegações finais da concessionária, conforme estabelece a lei, para tomar a decisão.

Direito de resposta:

  • Ao contrário do que o título da matéria induz ao leitor, o Trecho Leste do Rodoanel não é um mico, já que beneficia diariamente milhares de motoristas a terem uma viagem mais rápida e segura, melhorando a logística de cargas do Estado de São Paulo. E tudo isso a custo zero para o Estado, uma vez que todo o investimento para sua construção vem de capital privado.

 

  • Para os municípios em seu entorno, o Trecho Leste já contribui diretamente com a mobilidade urbana e a redução de poluição ao retirar inúmeros veículos de suas vias. Além de colaborar indiretamente com o  orçamento dos municípios, pois ajuda a reduzir a manutenção de vias, que deixam de receber muitos veículos pesados.

 

  • Desde os primeiros meses de operação do Trecho Leste do Rodoanel, as cidades do entorno já colhem os frutos da chegada do empreendimento, impactando positivamente a economia local. Segundo levantamento do CIESP, a chegada do Trecho Leste do Rodoanel atraiu pelo menos 53 novas indústrias nestas cidade e Arujá, por exemplo, já recebeu propostas de outras 18 empresas.

 

  • O fluxo de veículos da via está dentro do esperado, pois a via tem apenas 6 meses de operação.  Para efeito de comparação, o Trecho Sul do Rodoanel levou 20 meses para alcançar o volume de veículos previsto no início de sua operação.

 

  • O crescimento do fluxo de veículos vem acontecendo de forma gradativa. Em Dezembro de 2015 a média de veículos teve um aumento de 5% em relação a novembro e 20% em relação a julho de 2015, primeiro mês após a sua inauguração.

 

  • Quando houve a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, a prefeitura de São Paulo iniciou a restrição de caminhões das Marginais Tietê e a Pinheiros, na Avenida dos Bandeirantes, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, o que acabou beneficiando as ruas da cidade de São Paulo, com menos congestionamento e menos poluição. Hoje o Trecho Sul do Rodoanel retira mais de 110 mil veículos destes corredores municipais. Os municípios vizinhos ao Trecho Leste também deveriam usar estes mecanismos para aproveitar ainda mais os benefícios que o Rodoanel pode proporcionar.

 

  • A análise da matéria desconsidera o cenário econômico atual. Recentemente a ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) divulgou que na comparação de dezembro de 2014 com dezembro de 2015 houve uma redução de 3,9% no fluxo de veículos nas rodovias concessionadas, sendo que a queda do número de pesados foi ainda maior, de 5,4%.

 

  • Diferente do que foi informado pela reportagem, a Construção do Trecho Leste do Rodoanel teve um investimento de mais de R$ 4,5 bilhões feito exclusivamente pela concessionária, sem onerar um centavo dos cofres públicos.

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.