A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou na manhã de hoje (11) a Operação Fórtio com o objetivo de desarticular uma quadrilha que atua no roubo de cargas no município do Rio e na Baixada Fluminense.
Cento e dez policiais federais cumprem 14 mandados de prisão temporária e 09 mandados de busca e apreensão na capital fluminense e nos municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo. As ordens judiciais foram expedidas pela 38° Vara Criminal/RJ.
As investigações tiveram início no ano de 2017 a partir de imagens geradas de helicóptero veiculadas por uma rede de televisão registrando o saque a uma carga roubada, no Complexo do Lins.
A Operação Fórtio faz parte dos esforços da União Rio, protocolo de intenções visando a integração dos poderes federais, municipais e estaduais no enfrentamento das questões de segurança pública, promovendo o compartilhamento de informações de inteligência para subsidiar operações contra o crime organizado.
Os presos serão indiciados por roubo, receptação e organização criminosa. Após os procedimentos de praxe, eles serão encaminhados ao sistema prisional do estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.