Pesquisa Visa: 58% dos caminhoneiros brasileiros recebem pagamentos em dinheiro em espécie, cheque ou carta frete

Publicado em
05 de Novembro de 2014
compartilhe em:

O mercado de transportes viários é um dos motores da economia brasileira, sendo responsável por 66%2 de todo o transporte de cargas feito no país. Parte deste volume provem do pagamento de frete aos caminhoneiros – sejam eles proprietários de seu veículo ou empregados de transportadores ou embarcadoras –, que ainda é gerenciado com meios de pagamento de papel como dinheiro em espécie (33%), cheque (27%) ou carta frete (7%)3, segundo estudo da Visa e da Opinion & Evolution Pesquisas, realizado em maio de 2014.


O cartão frete - categoria em que o produto Visa Cargo, lançado há 5 anos atrás, encaixa-se – vem ganhando espaço e já representa 32% dos pagamentos aos caminhoneiros, sendo que sua penetração é maior entre os motoristas proprietários (49%) do que empregados (15%). Ainda segundo o mesmo estudo, o cartão frete que os motoristas mais costumam receber é o Pamcard Bradesco Visa Cargo – com 70% das menções.

“Desde que foi lançado, o Visa Cargo vem revolucionando o mercado de fretes, trazendo controle do fluxo de caixa, eficiência e redução de custos aos transportadores e embarcadoras”, afirma Percival Jatobá, diretor executivo sênior de Produtos da Visa do Brasil. “Já o caminhoneiro, está conquistando aos poucos sua inclusão financeira e consequetemente sua inclusão social, além de sentir-se mais seguro em receber e pagar suas despesas na estrada usando apenas o cartão”.

Uma das principais vantagens do Visa Cargo ainda é desconhecida por grande parte dos caminhoneiros: apenas 8% dos motoristas sabem que podem ter um cartão adicional ao seu, permitindo que sua família usufrua dos valores inseridos no plástico no momento em que o valor é depositado.

A pesquisa ainda revela que 52% dos motoristas proprietários - ou autônomos - dirigem caminhões com mais de 14 anos de uso. Isso pode ser explicado pela dificuldade em motoristas proprietários de seus veículos conseguirem comprovar sua renda e obter um financiamento. “O Visa Cargo acaba com esse problema ao permitir que o caminhoneiro rastreie todos os seus pagamentos de frete”, explica Jatobá.

A Visa e o segmento de transporte rodoviário

A Visa apoia o setor de transporte rodoviário brasileiro há mais de 10 anos. Em 2001, a empresa lançou o Visa Vale Pedágio, cartão pré-pago que permite o pagamento em praças de pedágio em todo o país. Em 2009, a Visa criou o Visa Cargo, um cartão que permite tanto o pagamento do pedágio quanto o pagamento do frete aos caminhoneiros. O produto é aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos, incluindo postos de gasolina, restaurantes, oficinas mecânicas e borracharias. Os bancos emissores do Visa Cargo, ainda podem oferecer uma linha de crédito dentro do mesmo plástico para os motoristas.

1 Opinion & Evolution Pesquisas, maio 2014

2 Estudo Ilos, divulgado na revista Valor Setorial Logística, março 2014

3 O mesmo caminhoneiro pode receber seu frete com diferentes formas de pagamento

Sobre a Visa

A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Operamos uma das mais avançadas redes de processamento – a VisaNet - que é capaz de processar mais de 56 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco e não emite cartões, não concede crédito ou fixa taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecer aos consumidores mais opções: pagar agora com o débito, adiantado com o pré-pago ou tempos depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite http://brasil.blog.visa.com/.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.