A velha história que se conta sobre o casamento que acabou porque o parceiro saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou encontra paralelos no mercado de trabalho.
Porém, esse tipo de sumiço para desligar-se de uma relação não é recomendado ao menos no escritório. Afinal, 86% dos gestores de recursos humanos consultados em uma pesquisa do OfficeTeam, braço da Robert Half especializado em serviço temporário altamente especializado, disseram que a maneira de pedir demissão afeta de alguma forma as oportunidades futuras na carreira.
O jeito com que se demite de um posto pode deixar uma última impressão, então certifique-se de sair nos melhores termos possíveis, diz Robert Hosking, diretor-executivo do OfficeTeam. Fazer um bom trabalho quando se assume um novo cargo é esperado. Fazer um bom trabalho quando vai-se embora sedimenta sua reputação profissional.
Hosking recomenda marcar um encontro com seu gestor para discutir a demissão e dar um aviso prévio de ao menos duas semanas. Mantenha uma conversa positiva, resolva questões pendentes e ajude a treinar seu substituto, caso ele já tenha sido indicado, orienta.
Os respondentes da pesquisa, mais de 600 gestores de RH de companhias do Canadá e nos Estados Unidos, deram ainda exemplos de modos pouco usuais de se demitir dos quais tinham conhecimento.
Alguns exemplos:
- Um empregado assou um bolo com sua carta de demissão escrita na cobertura
- Um trabalhador atirou um tijolo pela janela com as palavras Eu me demito
- Um empregado deixou um Post-it explicando que estava se demitindo
- O indivíduo enviou um e-mail para todo o quadro da empresa
- Um trabalhador atirou uma xícara de café e saiu andando
- Um empregado gabou-se com os colegas de que era seu último dia, mas não comunicou seu gerente nem o RH
Maneiras que se valeram da tecnologia:
- Uma mulher gravou um vídeo musical para explicar que ela estava saindo da empresa
- Um trabalhador mandou uma mensagem de texto para seu chefe
- Uma pessoa pediu demissão pelo Facebook
- O empregado mandou uma mensagem pelo site da empresa
- Alguém se demitiu através de uma videoconferência
Casos em que o funcionário terceirizou o pedido de demissão:
- Um homem fez com que sua mulher ligasse dizendo que ele não voltaria mais para o trabalho
- O trabalhador mandou um SMS para a colega pedindo que ela encaminhasse a mensagem para a gerência
- Aqueles que simplesmente desapareceram:
- A pessoa foi ao banheiro e nunca mais voltou
- O trabalhador empacotou suas coisas e saiu sem dizer uma palavra
- Alguém saiu para o almoço e nunca mais voltou
- Um trabalhador abandonou uma reunião sem dar explicações
- A funcionária disse que estava saindo para comprar botas novas e nunca mais foi vista
- Ele simplesmente se levantou e disse: Eu me demito