Perguntas à ViaBahia sobre restrição de PBT na BR-116

Publicado em
02 de Fevereiro de 2015
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O Sindipesa enviou por email consulta à ViaBahia sobre as condições de capacidade portante da Ponte sobre o Rio Pardo, no km 913 da BR-116, em Cândido Salles na Bahia. Acompanhe abaixo a resposta da Concessionária.

1.Qual a razão técnica para a limitação em 45t da rodovia no trecho citado?

Devido à problemas estruturais decorrentes do longo tempo sem manutenção adequada, falta de fiscalização e controle de peso, foi analisado por empresas especializadas e atestado pela ANTT, DNIT e VIABAHIA, que por questões de segurança, ficou estabelecida a limitação de 45 t.

Conforme Contrato de Concessão Edital n.º 001/2008, a obrigação da Concessionária é de realizar o reforço das OAE’s para adequação ao TB-45.

2.Essa limitação vale para demais veículos ou só para cargas especiais?

Desde que atendam a RESOLUÇÃO Nº 11, PUBLICADA NO D.O.U EM 25 DE OUTUBRO DE 2004 E RETIFICADA EM 04/01/2005 E 16/06/2005 DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA- ESTRUTURA DE TRANSPORTES – DNIT.

3.Podem as empresas, mediante estudos de engenharia, viabilizarem cargas com PBT acima de 45t?

Sim.

4.Qual o prazo previsto para superação desse limite, há previsão de obras para corrigir o problema?

Devido à complexidade dos reparos e um histórico negativo no passado, de tentativas de reparo na gestão do DNIT para tratar-se de uma obra de arte com largura limitada e sem acostamento, com declive bem acentuado em ambos os sentidos e com um volume de tráfego de cerca de 75% de veículos comerciais, com um VDM de cerca de 7.500 /h, foram elaborados estudos junto à ANTT, para viabilização de antecipação de construção de nova obra de arte, comtemplando a duplicação da rodovia neste trecho.

A previsão de obras para corrigir o problema, está em análise na Agência Reguladora, aguardando liberação.

Ressaltamos ainda que neste intervalo de tempo, efetuamos reparos emergenciais na obra de arte, a fim de evitar maiores agravos na estrutura existente.

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