Pedágio em Minas Gerais passa a custar R$ 2,85 com privatização de trechos

Publicado em
08 de Fevereiro de 2014
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Pedágio passa a custar R$ 2,85

Pedágio passa a custar R$ 2,85 em rodovias privatizadas em MG

O pedágio em Minas Gerais passa a custar R$ 2,85  com assinatura de contrato entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Triunfo Participações e Investimentos de concessão das BRs-060, 153 e 262. O valor está definido para cada 100 quilômetros rodados. O trecho de 1.176 quilômetros liga Brasília a Betim. O percurso passa por 47 cidades no Distrito Federal, Goiás e Minas gerais.

Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a privatização abrange 31 municípios, entre eles Araporã, Araxá, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata e Uberaba. A concessão tem o período estipulado de 30 anos. Estão previstas 11 praças de pedágio, mas a cobrança só poderá começar depois que a concessionária concluir pelo menos 10% das obras de duplicação.

A Triunfo Participações e Investimentos venceu em dezembro o leilão de concessão de 1.176,5 quilômetros de trechos das rodovias BRs 060, 153 e 262 que cortam 47 municípios de Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

O valor de R$ 2,85 representa um deságio de 52% em relação ao teto estipulado em R$ 5,90. A Triunfo terá de fazer serviços de recuperação, conservação, manutenção e operação, além de promover de melhorias e ampliar a capacidade dos trechos. O edital da ANTT prevê investimentos de R$ 7,15 bilhões.

Três dos cinco trechos do corredor leiloado têm classificação “regular” e dois têm classificação “boa”, segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de Rodovias 2013. Os dois melhores trechos são da BR-153 (GO) e da BR-060 (DF).  Trechos das BR-153 (MG), BR-262 (MG) e BR-060 (GO) foram classificados como “regular” pelo levantamento.

O trecho da BR-060 liga Brasília a Goiânia, passando por Anápolis, onde há um importante polo agroindustrial da região Centro-Oeste. O trecho da BR-153 entre Goiânia e a divisa de Minas Gerais com São Paulo é utilizado para escoamento da produção agrícola da região.

Já o trecho da BR-262 que passa pelo Triângulo Mineiro e vai até Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem grande fluxo de veículos e liga duas regiões economicamente importantes do Estado.

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