Peças gigantes chamam a atenção no Centro de Santos

Publicado em
29 de Outubro de 2012
compartilhe em:

Uma cena chamou a atenção de pedestres e motoristas que passaram pelo Centro de Santos. Duas peças gigantes, que seguiram para o Porto de Santos, foram vistas na altura do número 510 da Rua João Pessoa e aguçaram a curiosidade das pessoas. Os equipamentos são partes de um moinho e possuem 9 metros diâmetro e 9 metros de altura. Eles são transportados por uma ´carreta centopeia´, composta por um conjunto modular de 12 eixos.

A carga saiu de São Paulo na semana passada, com destino a Santos. "É uma operação lenta e que exige muitos cuidados. Temos o auxílio de vários órgãos, como a Polícia Militar, CET, companhias de energia elétrica, TV a cabo e de telefonia, devido ao tamanho dos equipamentos", explica o gerente de contratos da Locar Guindastes e Transportes S/A, Alberto Henrique Costa, responsável pelo transporte dos equipamentos.

Segundo o representante da empresa, mais quatro peças devem chegar ao Porto de Santos nos próximos dias. Os equipamentos tem como destino o Chile. "Duas já foram carregadas (em São Paulo) e estão em trânsito (para complexo portuário). As duas restantes estão sendo preparadas para o transporte", disse Costa.

O transporte desse tipo de equipamento é feito lentamente e deve seguir algumas normas. Em São Paulo, por exemplo, a travessia só pode ser realizada no período noturno, quando é liberado o trânsito desse tipo de carregamento nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê. Outro fator que explica a baixa velocidade da operação é o peso da carga, que junto com a carreta, pesa mais de 129 toneladas.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.