Pavimentação da 163 não deve terminar neste ano

Publicado em
11 de Outubro de 2013
compartilhe em:

Obra é importante para viabilizar rota de grãos até o Pará

Nelson Bortolin

Ao contrário do que se previa no início deste ano, as obras de asfaltamento da BR 163, que liga Cuiabá a Santarém, não devem ficar prontas em 2013. A informação é do coordenador do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira. Segundo ele, ainda faltam 170 km para serem pavimentados. A conclusão do pavimento é importante para se viabilizar uma nova rota de exportação de grãos, por meio do porto fluvial de Miritituba, no Pará.

Mesmo assim, Ferreira aposta que, na próxima safra, 3 milhões de toneladas de grãos de Mato Grosso serão enviadas àquela unidade. Dali, a produção desce o Rio Tapajós em barcaças até Vila no Conde, onde é transbordada para o navio e segue em direção à Ásia.

br 163

“Não será possível concluir o asfalto da 163 neste ano porque as empresas que venceram a licitação não conseguiram dar continuidade na obra e provavelmente o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) terá de romper o contrato e licitar novamente”, afirma. Ele acredita que, para a safra 2014/15, o asfalto já esteja concluído. Segundo Ferreira, apesar de ser de chão batido, o trecho de 170 km tem boas condições de trafegabilidade.

Por enquanto, somente a Bunge está operando Miritituba, mas as outras tradings estão atrás de seus licenciamentos. Já em 2016, com novos terminais por lá, a estimativa do Pro-logística é que 12 milhões de toneladas possam ser embarcadas no Rio Tapajós.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.