Por que é importante para um transportador, mas também para o embarcador ou contratante do frete, saber quanto custa a prestação dos serviços de frete se no final do dia quem vai ditar o preço são variáveis totalmente fora do seu controle, em especial a oferta de capacidade, o tamanho da demanda, em menor importância mais ainda sim digno de consideração, o preço do diesel, a oferta de motoristas.
Você já reparou que ao lançar um BID o embarcador não está nem aí para os seus custos?
Que a única preocupação dele, embarcador, é que o seu BID consiga atrair empresas com bom nível de qualificação e dispostas a brigar até o último instante pelas cargas que ele precisa transportar?
A quantidade de empresas participantes já será um sinal de como está o mercado.
Muitas empresas e em especial de empresas com boa qualificação será uma garantia de preços competitivos
Que ele, embarcador, vai tentar atrair os prestadores mais confiáveis é certo que vai, mas ainda assim, não vai querer abrir mão do menor preço colocado sobre a mesa, muitas vezes por um player sem o preparo, sem a frota, sem as qualificações necessárias (um verdadeiro outsider).
Mas será que até para garantir uma relação mais justa ou um melhor nível de serviço não seria interessante para o contratante de frete buscar conhecer melhor a realidade dessa atividade?
Procurar saber sobre a evolução da frota de caminhões, sobre a idade da frota, a taxa de renovação, a oferta de motoristas, a variação de preço do diesel, a existência de frete retorno nas suas principais rotas e, em especial, que para a carga lotação, de acordo com o INCT a variação média de custos entre dezembro de 2021 e dezembro de 2020 foi de 26,86%.
Fica a dica!
*João Batista Dominici é presidente da Logispesa e editor do site Tabelas de Frete