Os 6 principais jeitos de derrotar vírus de computador

Publicado em
18 de Março de 2010
compartilhe em:

Vírus de computador: eles estão por aí há anos e não vão embora tão cedo. E eles continuam a se proliferar e a causar grandes danos. O vírus recente mais avançado é o "Gumblar", também conhecido como "Geno".

Esse vírus é particularmente danoso, com uma estratégia de ataque em várias fases. Após infectar uma máquina, o Gumblar instala uma série de malwares, incluindo um pequeno aplicativo capaz de roubar credenciais de FTP. Ele pode obter o controle de um site inteiro e controlá-lo livremente.

O Gumblar também monitora as atividades online do usuário infectado e espera até ele fazer pesquisas no Google. O software sequestra os resultados da pesquisa, substituindo-os por links selecionados por ele e infectando o computador com mais malwares. O vírus também instala um antivírus falso conhecido como System Security 2009 e desabilita qualquer software de segurança legítimo.

Então, o que você pode fazer para não se tornar uma vítima deste e de outros vírus? Estas são as principais estratégias:

1. Certifique-se de instalar as atualizações para os produtos Microsoft®
Usar o Microsoft Update com atualizações automáticas é uma primeira linha de defesa forte - e simples de implementar - contra ameaças de segurança. O site do Microsoft Update verifica o seu computador e dá a você uma lista de atualizações que são relevantes para o seu computador e sua configuração.

2. Instale as versões mais recentes do Adobe Reader e do Flash Player
O vírus Gumblar se aproveita de vulnerabilidades comuns do Adobe Reader, Adobe Acrobat e Adobe Shockwave Flash Player, o que leva ao download de mais arquivos maliciosos. Manter esses programas atualizados pode ajudar a garantir que você está com as versões mais novas e seguras disponíveis.

3. Criar e manter senhas fortes
Manter e usar senhas fortes - e mudá-las regularmente - é um passo muito importante para manter a segurança de suas contas online, arquivos de computador e informações pessoais. O ideal é que as senhas sejam longas e usem todo o teclado, não apenas as letras e caracteres que você usa ou vê com mais frequência.

4. Invista em proteção antivírus e antispyware de qualidade
Mesmo que isso não garanta 100% de segurança, o risco de você contrair uma infecção de vírus é muito menor quando você usa um programa de proteção antivírus completa. Sem nenhum tipo de proteção, é praticamente certo que você vai se tornar uma vítima de vírus, spyware e spam.

5. Não clique em links ou anexos desconhecidos
Nunca clique em links desconhecidos incluídos em um email ou abra anexos de remetentes desconhecidos. E verifique se há algum diferente mesmo nos links que você conhece; nomes de domínio levemente alterados podem indicar que um site foi sequestrado.

6. Baixe arquivos somente de sites confiáveis
Baixe arquivos somente de sites já consagrados que você conheça. Nunca baixa nada que você não tenha certeza do que é. Se estiver em dúvida, não baixe o arquivo para o seu computador: salve-o em uma unidade externa ou pen drive e verifique os arquivos com um antivírus.

Windows e Windows Vista são marcas comerciais do grupo de empresas Microsoft.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.