Os 5 principais itens que podem influenciar a temperatura de cargas

Publicado em
30 de Agosto de 2013
compartilhe em:

Um dos grandes desafios da indústria farmacêutica e de saúde no Brasil é o adequado transporte de carga e o desenvolvimento de embalagens especiais para transporte de vacinas e medicamentos. Por suas características, a maioria desses produtos necessita ser mantida por temperaturas controladas em longos trajetos que atravessam um país continental, como é o caso do Brasil. 

Atenta a essa importante demanda do mercado, a Polar Técnica desenvolveu o Ice Foam, um produto criado para ser utilizado no desenvolvimento e qualificação de embalagens térmicas, garantindo o transporte em temperatura estável. A expertise da empresa em mais de 12 anos atuando no mercado possibilitou que a Polar Técnica seja hoje a líder no segmento de cadeia fria e transporte de produtos em temperatura controlada.

A temperatura do transporte não significa apenas a temperatura ambiente externa (clima). São inúmeras variantes que podem influenciar de acordo com a forma que a carga é transportada e de cada processo realizado.

Confira abaixo os 5 principais itens levantados pela empresa que não podem faltar para evitar a influência da temperatura em sua carga:

1. Atrasos em entregas – Avalie os tempos e as temperaturas que fazem parte do percurso. Verifique as máximas e mínimas. Algumas demoras de entregas podem expor o carregamento a limites de exposição não programados e interferir na eficácia de produtos.

2. Entregas em áreas de risco - Identifique perigos e possíveis riscos. Os piores casos para transporte têm que ser avaliados pela sua rota, onde possivelmente há menos controle na hora de transportar.

3. Modais de transporte – Pontue os limites de temperatura e tempo de exposição da carga em aeronaves, caminhões, embarcações e etc. A carga pode chegar a graus negativos, por exemplo, dentro de compartimentos de aviões.

4. Práticas de manuseio da carga – É necessário prever todos os riscos inerente ao manuseio da carga, o que eleva o custo da embalagem, mas garante a segurança da entrega.

5. Estações do ano - A temperatura externa afeta diretamente a performance de uma embalagem térmica. Nem sempre verão e inverno são os piores períodos para o transporte. Fique atento às variações de cada estação do ano.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.