Os 10 piores hábitos dos executivos

Publicado em
27 de Fevereiro de 2013
compartilhe em:

Conheça as principais práticas de CEOs que podem acabar com a gestão dos negócios

 
Cadeira vazia em uma sala de CEO

Centralizar o poder e distanciar-se da equipe são erros que podem acometer a presidência da empresa

Muitas vezes não falta estratégia nem visão empreendedora: simplesmente os negócios não saem conforme o esperado. O mundo empresarial é cheio de incertezas, mas há muito que pode ser feito para minimizar o erro da porta da empresa para dentro.

Certos costumes - repetidos à exaustão porexecutivos mundo afora - podem simplesmente minar a produtividade de uma empresa. 

Veja, a seguir, os 10 piores hábitos dos executivos, segundo três especialistas no assunto.

Centralização do poder

Quem delega tarefa também delega autonomia. Não dar espaço para que os subordinados executem sua tarefa com liberdade cria uma “pressão desnecessária” na equipe. A centralização, na opinião de José Augusto Figueiredo, presidente da LHH,DBM, é uma das formas de buscar o reconhecimento quando se está no topo.

“Eles se sentem heroicos na posição de liderança e acabam alimentando um sistema onde a delegação é inversa: os subordinados que acabam levando as pendências para que ele resolva”, diz o Figueiredo.  “Isso infantiliza a operação da empresa.”

Trocar toda a equipe

É claro que todos preferem trabalhar com pessoas que já conhecem – e em quem já confiam. No entanto, essa é uma falha recorrente entre presidentes de empresas. Assim que assumem suas posições, trazem consigo seu exército de diretores, tirando a oportunidade de bons profissionais que já estavam munidos de informações da empresa.

Continue lendo a matéria direto no site da Exame.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.