Opinião: porque sou contra o fim da carta-frete, por Cesar Juliardo*

Publicado em
23 de Julho de 2010
compartilhe em:

Minha  opinião sobre o fim da carta-frete é bem clara, podem acabar com a carta-frete, a única coisa que estarão fazendo será acabar mais ainda com a classe dos caminhoneiros.

O que barra o programa Procaminhoneiro, que segundo o presidente Lula só não deu certo por causa da carta-frete, é na verdade a burocracia bancária.

Tenho 4 bitrens, o mais velho é 2002 Scania o mais novo 2005 Iveco. Tentei buscar através do procaminhoneiro a compra de mais dois veículos e não consegui. Estes 4 veículos que tenho adquiri através do consórcio após longo tempo pagando sem ter o bem, contei com a sorte de ser contemplado então adquiri o primeiro e assim sucessivamente.

Segundo os poderosos do governo algo que vem há 50 anos no mercado dando condições de sobrevida a motoristas autônomos terá seu fim, com isso muitos terão que transferir seus veículos que estão em nome de parentes, amigos , pois os mesmos não possuem conta em bancos e o motorista com restrição financeira muito menos.

Em nossa empresa, além dos nossos veículos, carregamos 60 caminhões por mês, terceiros, pagamos em dia , temos mais 300 postos cadastrados em todo o Brasil, podendo nosso amigo caminhoneiro, abastecer , comer , lavar seu caminhão e até mesmo engraxa-lo sem custo algum , apenas por ser nosso parceiro, isso foi conseguido através de trabalho e muita estrada, visitando cada posto em cada canto deste país, só para dar uma qualidade de vida, aqueles que trafegam muitas horas e dias dentro de uma boleia.

Mas tudo pode acabar em poucos dias, até mesmo nossa empresa, pois ficaremos apenas com nossos caminhões. Toda a gama de terceiros que hoje trabalham para nos ficarão sem trabalho, pois se tivermos que depositar seus adiantamentos em conta como consta na lei não teremos caixa suficiente para manter a operação.

Infelizmente a tristeza bate em nossa empresa, nossos colaboradores estão vendo que por causa de algo injustificado terão seus empregos perdidos.

Mas aqueles que se chamam agenciadores de postos de gasolina, informais que não pagam seus impostos em dia, este sim poderão rir, pois a eles nada acontece. Já empresas como a nossa e muitas outras que não devem nada ao fisco, sim choramos pois a cada dia  surgem registros novos , cursos, responsáveis técnicos, filiação a sindicatos, tudo gerando altos custos, e agora mais uma, terminar com a carta-frete.

Espero que as coisas mudem neste país, afinal desempregar pessoas e sermos informais  é muito mais fácil do que dar empregos e ter suas contas em dia.

*Cesar Juliardo é transportador no Rio Grande do Sul

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.