Obtenção de AET em trechos de rodovias federais e estaduais do Paraná preocupam transportadoras

Publicado em
20 de Março de 2024
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Como é de conhecimento geral vários trechos de rodovias federais e estaduais que cortam o estado Paraná foram concedidas à iniciativa privada no último dia 26 de fevereiro.

O estoque de rodovias foi divido em dois lotes:

O LOTE 1, com 473 quilômetros, que engloba as rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 será administrado pela Via Araucária. 

Já o LOTE 2, com 605 quilômetros engloba trechos das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 será operado pela EPR Litoral.

COMO FICA A CONCESSÃO DE AET'S

A concessão dessas rodovias há muito tempo esperado vem sendo motivo de preocupação para as empresas que operam o transporte de cargas indivisíveis, assim como das que operam com combinações de veículos de carga do tipo bitrem e rodotrem com mais de 7 eixos e comprimento superior a 19,80m, cujo trânsito depende de AET.

PROBLEMA

O DER do Paraná parou de emitir as AET's antes que o DNIT estivesse pronto para essa prestação de serviço essencial.

PROVIDÊNCIAS EM CURSO

Alertada por várias das suas associadas a LOGISPESA fez gestões tanto junto ao DNIT, quanto ao DER/PR e a boa notícia é que depois de tratativas entre os responsáveis dos mencionados órgãos houve um entendimento para que o DER/PR continue fazendo a concessão das AET's para os trechos de rodovias estaduais concessionadas, como por exemplo para a PR-427, até que a mesma, assim como as demais, seja "federalizada" e inserida no SNV - Sistema Nacional de Viação do DNIT.

Ficamos à disposição para quaisquer dúvidas.

Autor da publicação:
João Batista Dominici
Presidente Logispesa | Editor Guia do TRC | Fundador Escola de Transportes | Instrutor Curso Carga Indivisível | Especialista em AET - Autorização Especial de Trânsito
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