O que é que pode dar errado no transporte de carga de projeto?

Publicado em
07 de Dezembro de 2020
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Como mitigar/eliminar esses riscos?

Tudo vai depender muito do peso e dimensões da carga a ser transportada. Assim como da origem e destino do transporte.

Quanto mais aumenta o peso e dimensões da carga maior o número de requisitos, mais taxas e tarifas, mais burocracia, mais tempo para obtenção da AET.

Quanto maior a distância do transporte maior a possibilidade de envolver mais órgãos, mais burocracia, e mais custos com taxas e tarifas.

Normalmente as dificuldades são menores em rodovias federais. No entanto, se por causa do comprimento e largura do conjunto transportador for necessário agendar escolta da PRF, as coisas já começam a se complicar.

Uma das primeiras coisas que podem complicar o transporte da carga é contratar uma transportadora sem as qualificações necessárias. Com frota sucateada, sem manutenção, desorganizada e com um time desmotivado.

Daí os seus problemas já vão começar na hora da obtenção das Autorizações Especiais de Trânsito.

O pedido de AET tem que ser compatível com o peso e dimensões da carga e peso e dimensões finais do conjunto transportador.

Se se trata de um transporte de uma carga simples, a AET pode ser obtida em até 24 horas.

Mas se a largura do conjunto ultrapassa 4,50m, o comprimento, 30,0m, a altura, 5,30m e o PBTC, 100t, daí já é preciso mais planejamento, requerer as AET com muito mais tempo, preferencialmente com pelo menos 10 dias de antecedência à data do carregamento, porque nesse caso a AET já depende de consulta às residências e superintendências dos órgãos e nem sempre o prazo que é de 3 dias úteis é respeitado.

Outra situação que requer todo cuidado são os que envolvem pedido de AET para conjunto com PBTC acima de 150t. Nesse caso, além das consultas às residências do DNIT o processo tem que passar pelo crivo do Departamento de Estruturas do DNIT.

Só que diferentemente das consultas às superintendências e concessionárias que tem prazo de até 3 dias úteis, aqui não há prazo legal definido. Já vimos casos de até 30 dias para liberação do processo.

Outra surpresa que pode ser muito desagradável, custosa e com solução demorada é quando se descobre que há uma ponte ou viaduto com problema, demandando reforço estrutural, contratação de um  Estudo  de Viabilidade Estrutural ou mesmo a busca por uma rota alternativa, que praticamente obriga a começar o processo do zero.

Conclusão: a melhor alternativa ainda é planejamento. É começar o processo com a maior antecedência possível. Com tempo suficiente para possíveis mudanças de planos.

Outra alternativa é melhorar a gestão do processo de obtenção de AET. A obtenção da maioria das AET demora, muitas vezes, além dos prazos legais por falta de acompanhamento adequado por parte das transportadoras.

A Central de AET é especializada não só em obtenção de AET, mas também em gestão do processo de obtenção de AET, na produção de documentos, no monitoramento de prazos, na correção de rotas e na negociação com gestores públicos.

Portanto, se o seu processo de obtenção de AET começar a derrapar, não perca tempo procure imediatamente a CENTRAL DE AET.

 

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