Em primeiro lugar é preciso identificar quais são as dimensões máximas permitidas para trânsito de veículos de carga. Esses limites no Brasil são definidos pela Resolução 210/06 do Contran e são os seguintes:
I – largura máxima: 2,60m;
II – altura máxima: 4,40m;
III – comprimento total:
a) veículos não-articulados: máximo de 14,00 metros;
Pesos máximos permitidos
Em seguida é preciso levantar quais os limites de Peso Bruto Total (PBT) e de peso máximos permitidos por eixo, por conjunto de eixos. Eles também são definidos pela Resolução 210/06 do Contran e são os seguintes:
Peso Bruto Total
A mencionada resolução não define mais um PBT máximo, que era de 45t no código anterior.
Pesos por eixo e por conjunto de eixos
A imagem abaixo mostra os pesos máximos admitidos por eixo e por conjunto de eixos, sempre relacionados à distância entre os eixos (quanto maior a distância entre eixos, maior o peso admitido):
Conhecidos então o peso e as dimensões máximas admitidas sabemos que qualquer valor que ultrapasse um ou mais desses limites trará impactos importantes no planejamento, no projeto e na operação do transporte, sendo o principal deles a necessidade de requerimento de AET’s.
Portanto esse é o fator mais importante a ser considerado na hora de fazer o dimensionamento do veículo.
E por que enfatizamos que esse é o fator mais importante para o dimensionamento do veículo?
É porque esses limites refletem de fato a situação de boa parte da malha rodoviária nacional.
Dessa forma quanto mais as dimensões finais do conjunto transportador (veículo + carga) se aproximarem dos limites de peso e dimensões permitidos menos problemas você vai ter para atender a legislação, menos custos com taxas de AET, tarifas de escolta, tarifas pelo uso da via como TAP, TUV e outros.
OK entendi, mas minha carga é muito grande, pesada, que outros fatores devo considerar no dimensionamento do veículo??
Como se faz, então, a escolha (dimensionamento) do veículo?
- Com base no conhecimento da capacidade geométrica e estrutural da infraestrutura viária, através do levantamento do percurso;
- Com base no conhecimento da frota de transporte de cargas especiais:
- Cavalos Mecânicos
- Reboques e semirreboques
- Custos operacionais
- Custos de travessia
- Com base nos parâmetros da legislação adotada pelo órgão com jurisdição sobre a rodovia, tais como:
- Pesos máximos permitidos
- Carga especial - DNIT, DER's
- Guindastes - DNIT, DER's
- Com base nas características da carga
- Natureza e características da carga
- Peso e dimensões
- Altura do centro de gravidade
- Resistência estrutural
- Geometria
- Pontos de amarração
- Sensibilidade
- Carga e descarga
- No impacto sobre os custos da travessia
- Modelo de operação da rodovia
- Rodovia concessionada?
- Rodovia federal delegada?
- Há quem cabe o policiamento?
- Postos da PRF
- Se há cobrança de pedágio?
- Se há postos de pesagem na rodovia?
- Se a fiscalização costuma exigir propina?
- Se há cobrança de tarifas para cargas excedentes?
- Se há exigência de Estudo de Viabilidade?
- Se há Pontes e Viadutos sujeitos a instrumentação?
- Se há Pontes e Viadutos com limitação estrutural?
- Se há exigências de concessionárias?
- Se há exigências da PRF?
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Gestão do Transporte de Cargas que Precisam de Autorização Especial de Trânsito
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