O que deve ser levado em conta na escolha do veículo ou combinação de veículos para o transporte de cargas indivisíveis

Publicado em
23 de Fevereiro de 2022
compartilhe em:

1. O peso e dimensões da carga

Não dê nenhum passo antes de conhecer o peso e as dimensões, a posição do Centro de Gravidade, assim como os pontos de apoio da carga. Todas as regulamentações do transporte das chamadas cargas indivisíveis giram em torno do peso e tamanho do equipamento, portanto, não faça nada antes de se certificar da altura, largura, comprimento e peso exatos do bem. Essas informações vão orientar praticamente todas as decisões de transporte.

2. As opções de veículos disponíveis na sua empresa e/ou no mercado

Algumas máquinas superdimensionadas ou com excesso de peso podem exigir uma permissão para transporte. Se você estiver transportando uma retroescavadeira, escavadeira, caminhão basculante ou outros equipamentos grandes, verifique os requisitos do seu estado para ver se é necessária uma licença. A licença também pode exigir que você tenha veículos de escolta adicionais que conduzam com o caminhão pesado para alertar outros motoristas sobre sua carga.

Como o transporte de equipamentos grandes ou com excesso de peso pode ser substancialmente mais caro, algumas empresas tomam medidas para evitar essas designações. Se o seu equipamento for muito pesado, considere remover todas as ferramentas de trabalho e acessórios e enviá-los separadamente. Se o seu equipamento for muito alto, considere retrair as caçambas, lanças ou acessórios para reduzir a altura do equipamento. Isso pode reduzir as despesas de transporte, bem como reduzir os riscos de segurança.

3. A origem e destino do transporte 
Ao escolher o reboque ou caminhão pesado certo para transportar seu equipamento, procure um com a capacidade certa para suportar sua carga. Lembre-se de levar em conta o peso do próprio trailer ao calcular o peso total que seu veículo transportará. Determine a melhor colocação do equipamento no reboque para distribuir o peso do equipamento o mais uniformemente possível.

Ao transportar máquinas grandes, certifique-se de que seu trailer pode acomodar a altura do equipamento para passar com segurança sob pontes e viadutos. O FHWA exige uma altura mínima de 14 pés na maioria das interestaduais e 16 pés em outras. Escolha um caminhão baixo o suficiente para atender a esse requisito de altura, como um deck de degraus ou um trailer baixo.

No entanto, os viadutos mais antigos podem não atender aos requisitos da FHWA e serão rotulados com sua altura livre se forem inferiores a 14 pés. Planeje sua rota de transporte com antecedência para garantir que seu equipamento não fique preso ou precise ser redirecionado.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.