O que AET tem a ver com a Agenda ESG? Por que fabricantes e transportadoras de cargas excedentes tem que atentar para essa questão?

Publicado em
18 de Agosto de 2022
compartilhe em:

Como se sabe, AET é um requisito legal obrigatório para o trânsito de veículos usados no transporte de cargas que, quando em transporte, geram excesso aos limites de peso e dimensões regulamentares. Clique aqui e saiba mais.

Por sua vez ESG, sigla que vem do inglês e significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) é um conceito cada vez mais presente nas empresas com diferentes abordagens ora internamente, na gestão da empresa, ora externamente, para analisá-la.

Dito isto, para responder à pergunta, o que AET – Autorização Especial de Trânsito tem a ver com a Agenda ESG , tomemos como exemplo uma empresa de distribuição de energia que precise transportar postes de 12m e use para isso caminhões comuns com 8,5 m de comprimento total, conforme imagem abaixo:


 
Não é difícil concluir que, dada à diferença entre o comprimento da carga (poste) e o comprimento total do caminhão, haverá excessos longitudinais traseiro e dianteiro e, também, que esses excessos vão gerar riscos para os demais usuários da via, seja ela urbana ou rural (estrada).

O que fazer então?

Só há duas coisas a fazer, esteja a empresa comprometida ou não com a agenda ESG.

  • A ideal, mas nem sempre possível, considerando especificamente, no caso de postes os locais de uso e instalação, é buscar no mercado veículos compatíveis com o comprimento dos ítens a serem transportados, eliminando os excessos da carga com relação à carroceria e ao comprimento total do veículo;
     
  • A legal, ou seja, a obtenção de AET - Autorização Especial de trânsito em observação à exigência da maioria dos Órgãos ou Entidade Executivo Rodoviário da União, dos Estados, dos Municípios ou do Distrito Federal (OEER) através de normas específicas.

Empresas comprometidas com a agenda ESG (e há muitas delas nessa situação), ao não atentarem para essas questões incidem em pelo menos dois problemas: o primeiro de não cumprir a legislação de trânsito e o segundo de não atentarem para regras de compliance, que no espectro da agenda ESG significa estar e agir de acordo com as regulamentações vigentes. 

Quer saber mais sobre esse assunto: 11-999905265

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.