O problema não é a falta de uma tabela de preços mínimos é o excesso de caminhões.
Como é, então, que se resolve o problema do excesso de caminhões? É simples. Acabando com o excesso de caminhões
Como se faz isso: como se acaba com o excesso de caminhões?
- Limitando a idade média dos caminhões, que hoje é de 18 anos, mas tem caminhão com 40 anos rodando por aí;
- Criando barreiras efetivas de entrada, através da exigência de capacitação, em especial, do ponto de vista empresarial: o carreteiro ou empresário do TRC têm que pelo menos aprender a calcular o preço do serviço, o que não ocorre hoje;
- Transformando o Sest Senat numa entidade séria e comprometida, prá valer, com a formação e capacitação dos profissionais do setor;
- O governo em vez de subsidiar o Diesel, usar esse dinheiro para comprar os caminhões muito velhos, inseguros, antieconômicos e poluidores e tirá-los definitivamente do mercado;
- Controlando com rigor máximo, inclusive com pena de prisão, os motoristas e empresários, que transportem com excesso de peso;
- Controlando, com rigor, o excesso de jornada de trabalho dos motoristas carreteiros;
- Combatendo o excesso de intermediários no TRC;
- Acabando ou simplificando exigências que só geram custos, como Autorização Especial de Trânsito para rodotrem, bitrem, etc
- Negociar com os EUA a concessão de visto para motoristas de caminhão brasileiros. Os Estados Unidos vivem uma crise de falta de motoristas,
- Se possível um Ministro dos transportes minimamente competente... isso também ajudaria.