O principal fator para uma empresa ser boa para trabalhar não é o salário

Publicado em
06 de Março de 2013
compartilhe em:

O CEO do instituto Great Place to Word no Brasil, Ruy Shiozawa, destaca os pontos fortes das empresas que são disputadas pelos profissionais do mercado

O principal fator para uma empresa ser boa para trabalhar não é o salário Charles Guerra/Agencia RBS
Ruy Shiozawa explica que todas as empresas que se destacam na satisfação dos funcionários demonstram melhora nos resultados de seus negóciosFoto: Charles Guerra / Agencia RBS
Felipe Pereira

[email protected]

O engenheiro de produção, mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com especializações nos Estados Unidos, Japão e Espanha Ruy Shiozawa é o CEO do instituto Great Place to Work no Brasil, organização internacional com atuação em 50 países.

Diário Catarinense — Qual o ganho da empresa em ter um bom ambiente de trabalho?
Ruy Shiozawa —
 As melhores empresas para trabalhar geram melhores resultados de negócio. Um exemplo é maior satisfação dos clientes. É natural que se sou bem tratado e cuidado pela empresa eu atendo melhor os meus clientes porque estou mais integrado e comprometido.

DC — Qual a vantagem que o trabalhador vê nestas empresas?
Shiozawa —
 Entre as pessoas que ficam nas empresas, o principal fator não é o salário ou o benefício, mas a oportunidade de crescer e se desenvolver. Quando não tem nada de bom, o salário é a coisa mais importante. Quando tem várias coisas para ponderar, você analisa que noutro lugar ganha 10% a mais, mas as pessoas não são felizes.

DC — Então o bom ambiente  de trabalho ajuda a formar uma equipe competente?
Shiozawa —
 As melhores empresas atraem e retêm seus principais profissionais. As pessoas querem ir para a empresa e ficar lá. Num momento que estamos no Brasil com desemprego bem baixo, trazer as melhores pessoas para a empresa é um desafio, porque elas têm a opção de sair.

DC — Ser um bom local de trabalho tem relação com horas trabalhadas pelos funcionários?
Shiozawa  —
 (Um bom local) não significa que as pessoas trabalham muito ou pouco. Significa que elas são estimuladas, são treinadas e são aptas a fazer o trabalho delas. O chefe está sempre acompanhando a vida das pessoas e o que pode fazer para apoiá-las. Estas empresas têm menores índices de acidentes e de afastamento médico porque a saúde das pessoas também é melhor. Principalmente a saúde mental.

DC — A pesquisa é global e com série histórica longa. Que resultados foram observados?
Shiozawa  —
 As melhores empresas para trabalhar têm um desempenho na bolsa de valores superior. Acompanhamos elas há mais de 10 anos e esta pesquisa é feita em mais de 50 países. As melhores empresas para trabalhar têm performance em bolsa de até três vezes a média do mercado. As pessoas trabalham porque querem e gostam e, assim, rendem mais. O resultado financeiro, inclusive, fica melhor.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.