O impacto do custo de ociosidade no transporte de cargas

Publicado em
08 de Novembro de 2016
compartilhe em:

INÍCIO » O IMPACTO DO CUSTO DE OCIOSIDADE NO TRANSPORTE DE CARGAS

O IMPACTO DO CUSTO DE OCIOSIDADE NO TRANSPORTE DE CARGAS

 0
 

 

Com o cenário econômico desfavorável, o foco de todos é buscar alternativas para reduzir os custos. Já apresentamos a terceirização do transportecomo uma possibilidade para gerar economia. Você já calculou o custo de ociosidade de frota? Certamente ele impacta diretamente nos investimentos em logística. Neste post vamos abordar algumas questões que fazem parte do cotidiano das empresas que adquiriram uma frota própria e agora precisam lidar com os custos de ociosidade e manutenção dos caminhões.  

ENTENDA AS DESVANTAGENS DA FROTA PRÓPRIA

As empresas que optam por investir em frota própria para o transporte de cargas ganham mais autonomia, mas em contrapartida também assumem o custo de ociosidade. Entre as desvantagens de manter a frota própria podemos citar a depreciação dos veículos, a ausência de carga de retorno, as despesas operacionais, com pessoal e o pagamento de impostos, que vão desde IPVA até INSS.  

 

Quem tem frota própria faz o custeio da distribuição de mercadorias e ainda se encarrega de gastos variáveis com pneus e combustível. Mas, ao terceirizar o transporte a empresa terá assistência técnica, poderá fazer entregas em qualquer rota, não terá os custos da depreciação do veículo e todas as outras despesas já estarão inclusas no valor do frete. Atualmente, também é possível acompanhar todo o percurso do frete, desde a coleta até a entrega, usando a tecnologia. Um meio de proporcionar mais transparência ao embarcador.

POR QUE CALCULAR OS CUSTOS DE OCIOSIDADE?

Em períodos de crise a oscilação nas vendas é grande, isso faz com que a demanda de fretes seja menor. Por isso, calcular o custo de ociosidade é uma forma de encontrar alternativas para gerar economia. Mesmo que um caminhão da sua empresa fique parado por um mês, os custos para sua manutenção são mantidos, os impostos continuarão sendo pagos, o salário do motorista e, em alguns casos, até o local onde o caminhão fica estacionado deverá ser pago. Isso significa que o investimento feito para adquirir o caminhão não está retornando conforme o esperado, pois a economia desejada se transformou em despesa.

 

A tecnologia pode ser uma forte aliada para identificar o custo de ociosidade dos caminhões da sua empresa. Busque ferramentas para aumentar o controle sobre as demandas. É importante gerar relatórios com dados como destino do frete, peso e tipo de carga. Com essas informações consolidadas será possível identificar o fluxo, calcular o custo de ociosidade e cotar a terceirização do frete. Depois basta traçar um comparativo e identificar o que é mais vantajoso para a sua empresa.

CONHEÇA A ECONOMIA COLABORATIVA

economia colaborativa é uma tendência global, uma forma de promover práticas que favoreçam a redução de custos e a sustentabilidade, por exemplo. Por meio da colaboração é possível reduzir também o custo de ociosidade na área de logística. Imagine que uma empresa envia semanalmente uma carga de seis toneladas de São Paulo para Porto Alegre. O caminhão retorna vazio para a sua origem, ampliando a sobrecarga das rodovias. O custo de ociosidade de situações como essa pode ser eliminado por meio da terceirização do frete. Nesse caso, a tecnologia pode ser usada para aumentar o aproveitamento de espaços, garantir carga de retorno e reduzir o custo do transporte de carga.  

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.