O Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC (DECOPE) divulgou, hoje (07/11), estudo sobre o aumento do diesel no custo do frete. Os 5% anunciados pela Petrobras podem ter um impacto de até 1,72% no valor do custo final do transporte rodoviário de carga.
Coordenada por Neuto Gonçalves dos Reis, a pesquisa considerou o custo da transferência da carga lotação (carga completa) em um caminhão trator 4x2, tracionando semirreboque furgão de 3 eixos para 27,2 toneladas de carga. Este é o modelo de veículo mais comum em fretes de longas distâncias.
Confira abaixo o impacto relativo a cada distância:
Distâncias |
km |
% |
Muito curtas |
50 |
0,55 |
Curtas |
400 |
1,37 |
Médias |
800 |
1,54 |
Longas |
2.400 |
1,67 |
Muito longas |
6.000 |
1,72 |
Frete Defasado
Em setembro deste ano, o DECOPE divulgou novo estudo sobre a defasagem do frete, que apontou uma diferença de 9,66% em relação ao custo e o valor cobrado pelas transportadoras.
A sondagem da associação, elaborada com cerca de 400 empresas do setor, mostrou também que além da defasagem do frete, o mercado de transportes está desaquecido. Houve uma queda no desempenho das empresas de 5,8% no último ano e mais de 30% das empresas sofreram com desvalorização de 10%, segundo a pesquisa.