NTC e Sindisan pedem proibição de Rodotrens com mais de 26m30 no Sistema Anchieta e Imigrantes

Publicado em
27 de Setembro de 2011
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Ao observar o constante trânsito de rodotrens na Via Anchieta, que realizam o transporte de até dois contêineres de 40 pés (30 metros de cumprimento), e preocupada com a segurança dos usuários que circulam pelas rodovias Anchieta e Imigrantes, que fazem a ligação entre a capital paulista e o litoral, a NTC&Logística  e o Sindisan (Sindicato das empresas de transporte comercial de carga do litoral paulista) pediram a proibição do tráfego dos rodotrens com mais de 26m30.
 
“Discordamos da utilização deste tipo de veículo com quase 30 metros, principalmente por se tratar de estradas que possuem curvas muito sinuosas o que torna o tráfego muito perigoso. Por isso decidimos levar o assunto ao Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP)”, afirma Marcelo Marques da Rocha, Assessor da Presidência e de portos e logística da NTC&Logística, e presidente do Sindisan.
 
Com o apoio, por escrito, da concessionária responsável pelas rodovias, a Ecovias, a NTC&Logística apresentou a sua preocupação ao DER, que decidiu suspender a concessão de Autorizações Especiais de Tráfego (AET) para veículos com mais de 26m30 de comprimento.
 
As empresas que já possuem as AETs serão chamadas para o cancelamento das mesmas. Em outras rodovias, menos sinuosas, o tráfego de rodotrens continua permitido.
 
“A circulação de veículos muito compridos em rodovias de curvas fechadas como a Anchieta aumenta risco de invasão da faixa adjacente ou do acostamento. Entendemos que o comprimento máximo de 26m30 dá mais segurança aos outros usuários das rodovias em questão e facilita as ultrapassagens”, conclui Neuto G. Reis, Diretor técnico executivo da NTC&Logística

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