NTC defende que Brasil adote limites de pesagem por eixo da Argentina

Publicado em
12 de Novembro de 2012
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O diretor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis, esteve, no último dia 07, representando a NTC, na terceira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial de Estudos sobre Peso por Eixo de Veículos de Carga e Coletivos de Passageiros e seus Impactos sobre o Pavimento (GTPE), no Ministério dos Transportes.

O GTPE realiza estudos técnicos para orientar a regulamentação de peso por eixo e adequar as normas aos novos modelos de veículos que entraram em circulação este ano e que ficaram mais pesados devido às normas do Proconve-7. O grupo tem até 4 de dezembro de 2012 para apresentar suas conclusões.

Na terceira reunião, foram ouvidos representantes de transportadores, embarcadores e concessionárias de rodovias. O assunto que dominou a reunião foi a tolerância na pesagem.

A NTC defendeu a distinção entre tolerância e erro de balança. “De acordo com o Código de Trânsito, o CONTRAN pode e deve estabelecer uma tolerância maior que o simples erro da balança”, argumentou Neuto Reis. O diretor ainda lembrou, “tanto que hoje, as tolerâncias, de 5% no peso bruto e 7,5% no peso por eixo já são maiores do que a precisão dos instrumentos de pesagem”, acrescentou.

Ficou claro que o transportador não quer aumento do peso e nem a simples eliminação da pesagem por eixo, como defendem alguns. Mas, devido à impossibilidade de se distribuir a carga com perfeição, não pode abrir mão de uma tolerância maior na pesagem por eixo. Foi apresentado pela NTC, como sugestão, a adoção dos limites da Argentina, de 500 kg no eixo dianteiro, 1000 kg no eixo isolado, 1.500 kg no tandem duplo e 2.000 kg no tandem triplo. “Isso teria a vantagem de facilitar a harmonização da legislação no Mercosul”, finalizou Reis.

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