NSA Pneutec traz guia com 12 dicas para frotistas em 2015

Publicado em
11 de Fevereiro de 2015
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Manutenção, segurança, qualificação e revisão devem ser feitos todos os meses do ano

O início do ano é sempre um bom momento para planejar e refletir sobre cada item do dia a dia dos profissionais das estradas. Pensando nisso, a NSA Pneutec, reformadora de pneus com mais de 60 anos de atuação, aponta os 12 itens indispensáveis para os frotistas observarem em 2015. Entre eles estão: manutenção dos pneus, qualificação profissional, segurança nas estradas e revisão geral. O objetivo é alertar os transportadores às responsabilidades e deveres a cada viagem feita durante o ano. Confira:

Manutenção

- Exame dos pneus: Para um bom desempenho, é recomendado que a cada 5 mil km rodados seja realizado um exame em todos os pneus. A partir disso, é possível identificar imperfeições como a falta de profundidade dos sulcos, considerando-os “carecas”, a calibragem adequada para evitar desgastes irregulares e avaliação se é o momento do rodízio dos pneus, geralmente realizado a cada 10 mil km.

- Troca de óleo e fluídos: Para evitar a alta temperatura do caminhão e ter um bom desempenho do motor, é imprescindível realizar a troca de óleo entre 5 mil a 10 mil km rodados (ou de acordo com o informado pelo fabricante). O óleo garante a lubrificação das peças do motor evitando desgastes e panes. Já os fluídos são responsáveis pelo acionamento do sistema de frenagem. Neste caso, é indispensável ficar de olho para a troca, evitando acidentes.

- Legislação nas estradas: A partir de abril de 2015, estará vigente a penalização de qualquer veículo que trafegar sem o novo extintor de incêndio do modelo ABC. O novo equipamento cobre todos os tipos de princípios de incêndios dando mais segurança às viagens. Além disso, outra lei importante é a diminuição da emissão de poluentes no ar por parte dos caminhões. Os frotistas devem utilizar um aditivo específico (Arla 32) que transforma os gases do escapamento em nitrogênio e água, diminuindo o grau de poluição do meio ambiente.

Qualificação

- Banda de rodagem: A banda de rodagem é o que dá tração, frenagem, dirigibilidade, capacidade de dispersão de água e quilometragem satisfatória para os veículos. Se na hora da recapagem a banda não for escolhida corretamente, perderá todas as características para o qual foi destinada. Por isso, antes de escolher a banda de rodagem é necessário levar em consideração: percurso, velocidade e carga transportada, analisando se o veículo seguirá por trechos curtos ou longos, tipos de solos, além dos períodos de parada e arrancadas. Para isso, a NSA Pneutec possui uma equipe técnica que avalia e diagnostica a real situação do pneu, evitando falhas e gerando mais segurança e economia ao frotista.

- Aperfeiçoamento profissional: Manter-se atualizado sobre a profissão é essencial para todas as atividades do dia a dia, por isso, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) tem o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte, oferecendo cursos durante todo o ano para a qualificação de frotistas. O aluno aprende sobre as tendências do mundo do trabalho e desenvolve as competências necessárias para atuação na estrada. Basta acessar www.sestsenat.org.br e conhecer toda a programação para o ano em diferentes unidades do país.

- Noções de logística: É indispensável que o frotista saiba o correto manuseio dos produtos que transporta, além de locais adequados de armazenagem levando-se em consideração as recomendações do fabricante, como empilhamento, temperatura ambiente, prazos de validade e aproveitamento de espaço físico. Caminhoneiros que possuem esses conhecimentos se destacam na área e geram um grau maior de satisfação dos seus clientes. Cursos do Sest Senat também estão disponíveis sobre esse assunto.

Segurança &Saúde

- Hora de reformar os pneus: O desgaste máximo de um pneu é de 1,6mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já é considerado “careca”. Além disso, existe um indicador chamado TWI (um filete de borracha ressaltado entre os sulcos) para identificar este limite de desgaste. Quando a altura dos gomos atingir o TWI está na hora de reformar o pneu. Quando a retirada é realizada no tempo certo (com 3 mm ou mais) a carcaça do pneu fica preservada para ser reformada.

- Alimentação saudável na estrada: Por preferirem uma refeição que seja rápida e de baixo custo, muitos caminhoneiros acabam consumindo exageradamente alimentos muito calóricos e em seguida voltam ao trabalho. O sedentarismo somado aos erros alimentares obriga o organismo a armazenar a gordura, que leva a obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras doenças. Por isso, é importante dar preferência a frutas e legumes, e ingerir muito líquido durante as longas viagens.

- Uso de substâncias químicas: Outro ponto delicado e comum nas estradas, praticado por muitos dos frotistas, é a ingestão de substâncias químicas ilícitas. Algumas delas são para mantê-los acordados ou com mais energia para trabalhar. Este é um risco nas viagens devido ao excesso e associação com outras drogas, como álcool e cigarro. A prática de algum tipo de exercício físico pode ajudar o transportador se livrar de alguns vícios e manter uma rotina mais saudável.

Revisão

- Inspeção veicular (revisão): A Nsa Pneutec oferece este serviço gratuitamente com ênfase no sistema de freios e situação dos pneus. A importância de realizar a inspeção é alertar todos os frotistas sobre futuros danos causados por desatenção e falta de conhecimento. É recomendado que a inspeção seja realizada anualmente, garantindo assim a segurança na estrada e economia em diferentes processos.

- Regras de trânsito: Conhecer as leis, direitos e deveres faz parte da rotina de qualquer cidadão, principalmente dos frotistas, por isso, confira abaixo três das principais infrações cometidas por veículos e se atente a elas na estrada:

1) Infringir o rodízio municipal de veículos - multa e 4 pontos na CNH.
2) Exceder a velocidade - A multa varia conforme o percentual excedido, indo de grave (5 pontos na CNH) a gravíssima (7 pontos na CNH).
3) Estacionamento irregular - A multa varia de leve (3 pontos na CNH) a gravíssima, dependendo da infração.

- Alinhamento e balanceamento: Frequentemente as pessoas confundem alinhamento e balanceamento, mas eles são manutenções completamente diferentes. O alinhamento adequado permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível. Agora, se o volante vibra ou o veículo apresenta barulhos em determinadas velocidades é hora de checar o balanceamento. Este cuidado permite que a roda gire sem provocar vibrações. Recomenda-se estes serviços a cada 10.000 km, juntamente com o rodízio de pneus.

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