Novos caminhões focam em economia de combustível e conforto do motorista Destaques

Publicado em
05 de Agosto de 2013
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Tecnologias permitem redução de até 4% no consumo de diesel, principal gasto do transporte rodoviário de cargas.

Novos caminhões focam em economia de combustível e conforto do motorista

Cada vez mais, as montadoras têm investido em veículos mais econômicos e confortáveis. O Scania Streamline é um exemplo disso, que começa a ser vendido a partir desta quinta-feira (1º). O novo caminhão permite uma redução no consumo de combustível de até 4%, mas que pode chegar até 15% com o motor Euro 5 e dependendo da condução do motorista. Essa economia também é possível graças à aerodinâmica do modelo, com defletores de ar, ao trem de força e à nova caixa de câmbio Scania Opticruise.

A redução do consumo do diesel é fator preponderante na escolha dos veículos pelas transportadoras. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o combustível representa o maior gasto no transporte rodoviário de cargas, com 38,4% dos custos. Em seguida, estão manutenção dos caminhões (12%), encargos com os motoristas (11%) e pneus (7%). Além disso, o menor consumo do combustível gera menos poluentes, o que causa menos impacto para o meio ambiente.

Entre os itens que trazem mais conforto para o motorista estão novo computador de bordo, geladeira, Bluetooth, USB e rádio com GPS. Com o foco também no frotista, a montadora oferece treinamento para que eles possam buscar o melhor desempenho do veículo. “Não adianta a Scania estar na vanguarda dos lançamentos, caso o maestro esteja desafinando no seu trabalho. O condutor é o protagonista do transporte e deve estar capacitado para o ofício. As transportadoras precisam entender que ganham substancialmente ao investir no treinamento da equipe”, disse o diretor de vendas da Scania no Brasil, Eronildo Santos.

Para isso, a montadora oferece o Programa de Treinamento de Motoristas e o Driver Support. O primeiro é um curso com aulas teóricas e práticas com o objetivo de aperfeiçoar a direção com o uso correto das tecnologias e, assim, buscar o melhor resultado operacional. Além do curso, existe o Driver Support, disponível no pacote de opcionais, que é uma espécie de tutor eletrônico, instalado no painel, que oferece dicas ao motorista na condução em tempo real.

Menores custos

Outra vantagem que a montadora oferece é a manutenção flexível. Na primeira revisão, normalmente feita entre 10 e 20 mil quilômetros, uma ferramenta faz o diagnóstico do produto, em que considera o tipo de aplicação e a maneira de condução do veículo. A partir dessa análise, é possível programar as próximas revisões e aumentar o intervalo entre as consultas à oficina, o que aumenta a disponibilidade e reduz o custo de manutenção.

Além disso, a montadora oferece uma alternativa ao óleo mineral: produto sintético de modelo LDF-3. Com o seu uso, é possível dobrar o intervalo de troca e chegar a uma economia de aproximadamente 15% no custo de manutenção, além do ganho com disponibilidade devido a menos paradas em concessionárias.

Combinações

O Scania Streamline chega com quatro tipos de combinações que complementam os equipamentos de série: Segurança, Motorista, V8 e Estilo disponíveis nas cabines G, R e R Highline. O novo modelo começa a ser vendido a partir deste mês, mas só deverá chegar aos clientes após dois meses da encomenda, em meados de outubro. Seu valor é até 8% mais caro que os rodoviários convencionais, com o preço a partir de R$ 380 mil.

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