Novo Porto de Manaus será o primeiro com gestão privada

Publicado em
24 de Agosto de 2010
compartilhe em:

As instalações devem ser entregues nos próximos dois anos e vão aumentar a capacidade de movimentação em Manaus, onde já existe um porto público. O novo modelo irá além do atual adotado em todo Brasil, em que apenas operação e compra de equipamentos é de responsabilidade do setor privado. A autonomia da concessionária será ampliada também para a gestão.

O governo destaca a prioridade para a movimentação de contêineres, mas as propostas podem incluir espaço para granéis sólidos e líquidos. A concessão terá validade de 25 anos, renovável por mais 25. "A intenção é ampliar a capacidade de Manaus. O porto público existente continuará. Pode ser que o funcionamento seja repensado, mas ainda não há restrições do Ministério dos Transportes", esclareceu o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, Fabrizio Pierdomênico.

Para o presidente do Grupo de Logística e Transporte Libra, Marcelo Araújo, o setor privado está ciente da importância de uma melhor logística de contêineres. "Isso é característica da transformação de uma economia que passa a movimentar mais carga industrializada. Há crescimento da carga de granéis, mas há uma grande pressão sobre o sistema de contêineres para que ele se adapte às demandas futuras", acrescentou.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.