Novo Iveco Stralis tem 560 cv e mais espaço na cabine

Publicado em
24 de Outubro de 2011
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A Iveco optou por apresentar apenas na Fenatran os detalhes completos da linha Ecoline com motores Euro 5, que vai aumentar de 85 para mais de 140 as versões de veículos da marca, considerando combinações de cabine, powertrain e chassi. Foram divulgadas apenas informações e fotos dos semipesados Iveco Tector e do painel do novo  Daily. Esta semana a empresa informou que o novo Stralis Active Space terá três opções de motorização, com 440, 480 e 560 cv, este o mais potente motor Iveco na América Latina.

A cabine do modelo top de linha da Iveco foi projetada para oferecer o máximo espaço interno ao motorista e seus ocupantes. Na versão teto alto, ela mede 2.500 mm de largura e 3.820 m de altura, sendo uma das mais amplas do mercado. Haverá ainda uma versão teto médio, com os mesmos 2.500 mm de largura e 3.347 mm de altura.

A família de semipesados Iveco Tector vem com nova cabine de teto alto, mudanças no interior e painel, além de motores mais potentes. As primeiras versões do modelo serão lançadas em 2012 e até 2014 a família completa estará no mercado.

A cabine tem mais espaço para motorista e ocupante. No painel, os indicadores de velocidade e rotação do motor são analógicos, bem visíveis, e entre eles está o computador de bordo que traz o econômetro e o indicador de nível de Arla 32 dos motores SCR. O tanque de combustível de alumínio é agora de série.

Os novos motores Iveco-FPT NEF 6 de seis litros e commom rail são mais potentes (220 e 280cv) e econômicos. Comparado ao modelo anterior, o consumo do Iveco Tector melhorou em até 4%. O câmbio ZF sincronizado tem sistema “single H”. A gama vem com cinco opções de entreeixos.

O painel do Iveco Daily tem alavanca de câmbio integrada e o interior dispõe de vários porta-objetos. A cabine pode ser simples ou dupla, para sete ocupantes. O motor Iveco-FPT F1C alcança 167 cv, o mais potente do segmento. Vem com turbo “Dual-Stage” e torque de 400 Nm para toda a gama (450 Nm para a versão de 7 ton). A transmissão é da ZF, de seis marchas. A economia de combustível pode chegar a 8% sobre a versão anterior.

Produzidos na fábrica de Sete Lagoas (MG), os novos modelos poderão ser financiados pelo Finame. A montadora informa que serão importadas apenas algumas versões destinadas a aplicações especiais.

Quanto às normas Euro 5, a Iveco lançou mão das duas tecnologias para o tratamento dos gases: EGR (Exhaust Gás Recirculation – Recirculação dos Gases de Exaustão) + DPF (Diesel Particulate Filter – Filtro de Material Particulado) e SCR (Selective Catalitic Reduction – Redução Catalítica Seletiva). A tecnologia EGR+DPF é usada principalmente nos veículos leves. “Sua vantagem é que tem menos componentes e não exige o uso de ureia”, explica o diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti. Já a tecnologia SCR é empregada nos pesados. “É mais resistente ante o enxofre presente no diesel e reduz o consumo de combustível comparando com os motores Euro 3”, conclui.

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