NovaDutra inicia cobrança bidirecional em Arujá (SP) e Guararema (SP), no sábado (27/03)

Publicado em
22 de Março de 2010
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Praças de pedágio vão dividir a tarifa praticada pela Concessionária na região. No total, trajeto terá redução de R$ 0,10 em cada sentido.

A CCR NovaDutra dará início à zero hora do próximo sábado, 27/03, (meia noite de sexta) à cobrança bidirecional nas regiões de Arujá e Guararema, na Grande São Paulo (SP). As tarifas nesse trecho passarão dos atuais R$ 4,30 para R$ 4,20, cobrados em duas vezes: R$ 2,10* em Arujá e R$ 2,10* em Guararema, em ambos os sentidos. Assim, haverá uma redução tarifária de R$ 0,10 em cada viagem no trecho.

A cobrança bidirecional foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e visa realizar novos investimentos no trecho paulista da Dutra, ainda a serem definidos pela Agência. Trafegam diariamente pelo trecho, no total dos dois sentidos, cerca de 40 mil veículos/dia.

Para a cobrança nos dois sentidos entre Arujá e Guararema, a CCR NovaDutra ampliou a praça de Arujá (localizada no km 204, que cobrava apenas no sentido RJ), e construiu um novo conjunto de cabines no sentido RJ, na altura do km 182, em Guararema.

A Concessionária informa que realizará operação-teste entre os dias 24 (quarta) e 26 (sexta), com passagem de veículos pelas cabines novas de Arujá e de Guararema sem pagar. Os arrecadadores distribuirão folhetos aos motoristas para informar sobre as mudanças na região.

(*) tarifa básica para veículos de passeio, por eixo para veículos comerciais

Como é                                                                     Como vai ficar

        

Praças de pedágio vão dividir a tarifa praticada pela Concessionária na região. No total, trajeto terá redução de R$ 0,10 em cada sentido.

A CCR NovaDutra dará início à zero hora do próximo sábado, 27/03, (meia noite de sexta) à cobrança bidirecional nas regiões de Arujá e Guararema, na Grande São Paulo (SP). As tarifas nesse trecho passarão dos atuais R$ 4,30 para R$ 4,20, cobrados em duas vezes: R$ 2,10* em Arujá e R$ 2,10* em Guararema, em ambos os sentidos. Assim, haverá uma redução tarifária de R$ 0,10 em cada viagem no trecho.

A cobrança bidirecional foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e visa realizar novos investimentos no trecho paulista da Dutra, ainda a serem definidos pela Agência. Trafegam diariamente pelo trecho, no total dos dois sentidos, cerca de 40 mil veículos/dia.

Para a cobrança nos dois sentidos entre Arujá e Guararema, a CCR NovaDutra ampliou a praça de Arujá (localizada no km 204, que cobrava apenas no sentido RJ), e construiu um novo conjunto de cabines no sentido RJ, na altura do km 182, em Guararema.

A Concessionária informa que realizará operação-teste entre os dias 24 (quarta) e 26 (sexta), com passagem de veículos pelas cabines novas de Arujá e de Guararema sem pagar. Os arrecadadores distribuirão folhetos aos motoristas para informar sobre as mudanças na região.

(*) tarifa básica para veículos de passeio, por eixo para veículos comerciais

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Até fim do meu mandato, SP-294 não terá pedágio, afirma Serra

Fonte:
Estradas

 

                               
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reafirmou sábado em Garça o compromisso de não instalar praças de pedágio na rodovia Bauru-Marília, duplicada com recursos públicos do Estado.

Questionado sobre o longo tempo de conclusão das obras (17 anos), o provável candidato tucano à presidência destaca o cumprimento dos prazos estabelecidos em seu governo.

"Só posso afirmar que nós prometemos concluir (Rodovia Bauru-Marília) e fizemos a tempo. E até o final do meu mandato ela não terá pedágio". O tucano anunciou ainda a construção de um hospital de reabilitação para deficientes físicos em Marília e ressaltou a construção das Etecs e Fatecs no interior como a tônica de sua gestão.

Sobre a greve dos professores, o governador foi sintético: "O que se tem é uma mobilização".

Dois dos prefeitos das cidades contempladas pela obra enfatizam os benefícios da duplicação na SP-294.

"A logística no escoamento industrial e a facilidade no transporte de estudantes, trabalhadores e turistas vão melhorar muito", comenta Mario Bugareli (PDT), prefeito de Marília. Cornélio Marcondes (PR), prefeito de Garça, diz que a cidade ganha em segurança nas estradas. "Quis o destino que Garça recebesse esse presente".

Bauru-Ipaussu

Serra aproveitou para dizer que a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) aceitou antecipar para este ano a duplicação de quatro quilômetros da rodovia João Batista Cabral Rennó (Bauru-Ipaussu), inicialmente prevista para ser realizada até 2013. O trecho acumula quatro mortes em 2010.

Longo caminho: tudo começa em 1993

A rodovia SP-294 (Bauru-Marília), apontada pela Policia Rodoviária como a que mais matou na região durante vários anos, reduziu em média 60% o número de acidentes nos 100 km de extensão, após a duplicação.

A informação é do tenente Augusto José de Carvalho Filho, comandante do 2º Policiamento Rodoviário de Marília. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a rodovia chega a registrar em média 10 mil veículos por dia em alguns de seus trechos.

No trecho Bauru-Marília, duplicado e inaugurado sábado, os municípios beneficiadas diretamente com as obras são Duartina, Fernão, Gália, Garça, Vera Cruz, além das duas cidades que, popularmente, nomeiam a SP-294.

A obra, iniciada em 1993 e interrompida em 1995 no governo Covas até ser retomada em 2005 na adminstração de Geraldo Alckmin (PSDB), compreende os 100 km da estrada.

De acordo com a Secretaria de Transportes, considerando os últimos quatro anos, o trecho recebeu aproximadamente R$ 414 milhões em recursos. A velocidade máxima permitida é de 100 quilômetros por hora.

Importância

A SP-294 é uma das principais rodovias paulistas, pois liga os polos industriais de Bauru, Marília e Alta Paulista. Aquecimento da economia, melhoria no escoamento da produção agrícola são alguns dos benefícios que a duplicação da rodovia vai oferecer para a região.

        

        

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