Com poucos meses de operação, 70 mil caminhoneiros e mais de 170 mil veículos cadastrados, o Freto, plataforma digital de frete da Divisão Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, se posiciona para atuar no marketplace do mercado rodoviário e revolucionar as negociações do transporte de carga no Brasil.
A tecnologia, que reúne a expertise global do grupo no mercado rodoviário, já movimenta, por dia em todo o País, 100 mil toneladas de cargas, e desde o seu lançamento viabilizou mais de 500 mil contratações, em um ambiente 100% digital, onde o encontro do transportador, da indústria e do caminhoneiro acontece em apenas um clique.
Thomas Gautier, Head de Mercado Rodoviário da Divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil.
“Além de simplificar todo o processo para a contratação e disponibilização do frete em um ambiente totalmente digital, trouxemos para o mercado um novo modelo de negociação que proporciona para todas as frentes ganhos em agilidade, maior encontro da oferta e demanda de fretes de cargas e a redução dos custos operacionais. O match, que é a conexão da disponibilidade da carga com o aceite do trabalho, é feito pelo smartphone e pode levar apenas 1 minuto", explica o Head de Mercado Rodoviário da Divisão de Frota e Soluções de Mobilidade Edenred Brasil, Thomas Gautier.
Em poucos meses de operação, a plataforma mostrou a que veio, com números que justificam a necessidade do setor. Já são mais 70 mil caminhoneiros e 170 mil veículos cadastrados no Freto, que percorreram 100 milhões de quilômetros movimentando cargas em todo o Brasil. Com forte atuação em toda a indústria, a plataforma destaca-se como grande aliada do agronegócio, sendo responsável pelo escoamento de mais de 80% das cargas de relevantes players deste mercado.
A tecnologia é uma relevante ferramenta para o mercado rodoviário, principalmente, para sanar ineficiências logísticas. “Desenvolvemos uma solução disruptiva que conecta todas as pontas e resolve aspectos ainda complexos para o setor. Um cenário em que transportadores, sejam eles autônomos ou não, perdem muito tempo para encontrar uma carga, viajam vazios e não conseguem manter rentabilidade. Já por parte da indústria, os desafios estão em encontrar fornecedores que atendam as regras estabelecidas e aspectos de compliance. Com o Freto proporcionamos uma nova experiência de ponta a ponta”, completa Gautier.
A ferramenta, disponível por meio de aplicativo para Android, permite em seu painel que os transportadores consultem as cargas disponíveis, o volume e o valor do frete. Os dados da mercadoria e o valor definido para o transporte são cadastrados diretamente pelo embarcador e diante da disponibilidade, basta sinalizar com um clique o interesse no transporte e a contratação é iniciada.
Os embarcadores acessam a lista dos caminhoneiros interessados no seu frete, que ingressam na plataforma após atenderem critérios, como habilitação específica e permissão para o transporte de determinadas cargas, processo que faz da plataforma uma aliada para garantir as regras estabelecidas para o setor.