Nova marginal confunde, mas alivia tráfego

Publicado em
30 de Março de 2010
compartilhe em:

No primeiro dia útil após a entrega da ampliação da marginal Tietê, os veículos enfrentaram engarrafamentos menores do que a média para a via. Contudo, com trechos incompletos e sinalização falha, alguns motoristas ficaram confusos com as novas pistas e fizeram manobras arriscadas ao passar de uma para outra. Muitos evitavam acessar as faixas com asfalto novo, que por vezes ficavam vazias, enquanto as antigas locais e expressas ficavam congestionadas.

Um balanço da CET indicou que a lentidão na marginal Tietê teve em média 9 km de extensão pela manhã, contra 17 km na semana passada -quando a via ainda sofria com interferências por conta das obras.

Ao longo do dia, ela afirma que as filas eram de 8 km, contra 22 km na última segunda e 14 km na média de uma semana de 2009, antes de começar a ampliação da marginal.

Gráficos oficiais da CET, com critérios técnicos de comparação, mostram que, apesar da melhoria na marginal Tietê, a quantidade de filas na cidade inteira ficou próxima da média, sem nenhum alívio significativo, como esperava a prefeitura.

Ao longo do dia houve variações tanto para cima como para baixo do habitual. Pela manhã, por exemplo, a soma dos congestionamentos esteve 10% inferior em relação às segundas-feiras do primeiro semestre de 2009. Do final da manhã ao início da tarde, 21% superior. No final da tarde, 10% maior.

Um fator que pode ter prejudicado a fluidez foram as pancadas de chuva na tarde de ontem. Além disso, no intervalo de um ano, a frota de SP ganhou mais de 330 mil veículos.

Apesar dos gráficos oficiais da CET, a gestão Gilberto Kassab (DEM) decidiu divulgar às 21h45 de ontem critérios pontuais de comparação para defender que, além do alívio na marginal Tietê, a fluidez esteve melhor na cidade toda no primeiro dia útil após a ampliação.

Ela anunciou que a lentidão na capital ontem foi 24% menor que a de segunda-feira passada e 8% menor que a de uma semana inteira do ano passado.

Velocidade - Como a situação do tráfego sofre variações diariamente (de interferências como acidentes, tempo e veículos quebrados), especialistas consideram que é cedo para qualquer conclusão sobre os congestionamentos na marginal Tietê com as novas pistas. O mesmo pode ser dito em relação ao trânsito aferido no restante da capital paulista.

A CET prevê que as novas pistas (que aumentaram de 8 para até 11 faixas por sentido) elevem a velocidade média em 35%, atingindo 50 km/h. E que, na capital paulista, somada ao trecho sul do Rodoanel, a nova marginal reduza os engarrafamentos de 10% a 12%.

A Folha percorreu toda a extensão da Tietê ontem. Fez três viagens em cada direção. No sentido Lapa-Penha, a velocidade era próxima de 20 km/h, independentemente da pista utilizada. No sentido Penha-Lapa, podia chegar a 60 km/h.

Por outro lado, os motoristas que pegaram a marginal Pinheiros enfrentaram engarrafamentos acima dos da última semana: a lentidão era de 20 km no final da tarde, contra 14 km na segunda passada.

Motorista vê melhoria na pista, mas critica falta de sinalização  

Quem passou ontem pela nova marginal Tietê viu melhorias no trânsito, principalmente no período da tarde. O motorista de ônibus Alfredo Domingues, 62, pegou a pista no sentido Ayrton Senna, a partir da ponte Anhanguera, e afirmou ter notado um aumento na velocidade média, mas fez ressalvas. "A sinalização ainda está bem confusa e muita gente se perde", disse.

O comerciante André Luiz Tadeu, 27, também aprovou a nova marginal. "Vim a 90 km/h durante boa parte do percurso, só parei um pouquinho aqui [na ponte do Piqueri]", afirmou.

Para o caminhoneiro Demerval Andrade, 55, o problema está nos gargalos que se formam na via. "Chega uma hora em que acaba afunilando tudo, não tem como fugir." Já o motorista Leandro Ferreira Gomes Loureiro, 30, deixou por volta das 9h30 a garagem da empresa de ônibus em que trabalha, na Vila Maria (zona norte), e só conseguiu chegar a seu destino, o terminal Tietê, duas horas depois. "A esperança é que implantem a faixa exclusiva de ônibus e que ela seja de fato respeitada."

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.