A empresa alemã do Grupo Nordex fechou o maior contrato único para fornecimento de turbinas de sua história.
A empresa fornecerá turbinas eólicas equivalentes a 595MW para o projeto do parque eólico Lagoa dos Ventos.
Conforme o acordo, assinado com Enel Green Power, Nordex irá fornecer e instalar um total de 191 turbinas para o parque eólico localizado no estado do Piauí.
As turbinas eólicas, cada uma com capacidade instalada de 3.15MW, serão montadas no topo de torres de concreto de 120 metros. A Nordex planeja produzir as torres localmente em sua fábrica em Brasil em uma tentativa de reduzir custos e minimizar a pegada ambiental.
A instalação das turbinas está prevista para começar em outubro do próximo ano. A Nordex fornecerá manutenção para o projeto eólico por pelo menos dois anos.
A Enel Green Power será proprietária e depois operadora da do parque eólico Lagoa dos Ventos. Em 2017, a Nordex foi selecionada para fornecer 65 turbinas da mesma série para outro projeto localizado no Piaui.
O mais recente acordo faz com que a capacidade instalada total da Nordex chegue em 1,9 GW.
No mundo, a Nordex tem mais de 23GW de energia eólica, de capacidade instalada, em mais de 25 mercados, com vendas em torno de 3,1 bilhões em 2017. Em junho, a empresa conseguiu contrato com Furnas, subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras Eletrobras, para a instalação de entrega do parque eólico Fortim de 123MW , localizado no Ceará.
O projeto incluirá 41 turbinas AW125/3000 e tem início das obras previsto para o início de 2019.
Segundo a Nordex, esta localização costeira é caracterizada por fortes condições de vento, com baixa turbulência, para as quais as turbinas AW125/3000 foram projetadas. Empregando quase 5.000 funcionários, a empresa possui unidades de produção na Alemanha, Espanha, Brasil, nos EUA e Índia.