Multimodal - Remédios especiais requerem logística diferenciada e enfrentam problemas no transporte

Publicado em
02 de Dezembro de 2011
compartilhe em:

Os medicamentos especiais integram uma categoria específica de remédios que são fabricados com alta tecnologia e, para que não seja danificada, parte deles precisa de armazenamento em temperaturas baixas, câmaras frias ou salas climatizadas por geradores. Essas necessidades encarecem e dificultam a cadeia logística de distribuição e armazenamento.

Os remédios especiais, medicamentos utilizados em casos peculiares, como no tratamento de doenças raras, estão sendo utilizados por parcela considerável da população, mas ainda enfretam dificuldades logísticas no transporte e armazenamento. Com especificações detalhadas sobre como devem ser manejados, estes medicamentos raramente são encontrados em redes de farmácias e lojas físicas, em função do maior cuidado e custo da logística envolvidos na cadeia. Há cidades no Brasil, inclusive, que não possuem uma farmácia especializada que disponibilize esse tipo de medicamento. Percebendo o gargalo existente no setor, que necessita de grande quantidade de remédios do tipo para o tratamento contínuo de doenças, algumas farmácias especializadas passaram a utilizar plataformas on-line para suprir a demanda pelos remédios especiais.

Na verdade, os medicamentos especiais são uma categoria específica de remédios que precisam de armazenamento e cuidados diferenciados. São destinados ao tratamento de  doenças como certos tipos de câncer, doenças respiratórias e hormonais, artrose e tipos raros de diabetes, entre outras enfermidades raras e pouco frequentes. Têm produção com alta tecnologia e, para que não seja  danificada, parte deles precisa de armazenamento em temperaturas baixas, câmaras frias ou salas climatizadas por geradores. Essas necessidades específicas encarecem e dificultam a cadeia logística de distribuição e armazenamento. As embalagens também recebem atenção especial para proteção segura.

Exemplos de remédios com essas especificações são os termolábeis, que têm origem biotecnológica, e não química, e por isso são mais instáveis, exigindo que as farmácias que o manipulam e transportam estejam habilitadas e autorizadas. “Os medicamentos especiais possuem características diferentes dos demais e os cuidados com o armazenamento, manuseio e transporte devem ser rigorosamente observados. Usamos embalagens especiais para o transporte e os medicamentos são embalados em isopores com cliogel no seu interior, um tipo de gelo reutilizável especialmente desenvolvido para retardar o processo de descongelamento normal”, afirma Samuel Gusmão, diretor da Sare Drogarias (Fone: 11 2021.6464).

Com o uso ainda mais frequente da Internet para a compra de medicamentos, principalmente nos grandes centros, farmácias on-line devidamente habilitadas, como a rede Sare Drogarias, já possuem diversas opções de medicamentos especiais que são entregues em todo país, sempre mediante a prescrição médica.

A logística que envolve a compra e venda on-line de remédios especiais, além da preocupação com embalagens e carros específicos para transporte, também exige treinamento intenso dos funcionários da cadeia envolvida. Os operadores logísticos e transportadores que trabalham com esse tipo de produto precisam de orientação farmacêutica sobre cada tipo de remédio transportado e manipulado. Além do treinamento, o operador precisa de autorização da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que o habilita a trabalhar com os medicamentos, além de adotar boas práticas de armazenamento e transporte necessárias para cada especificidade de remédio.

Utilizando logística própria e terceirizada, a Sare Drogarias atua com empresas como a Locaserv, Tam Cargo e Correios para ter garantia sobre a segurança da entrega dos remédios e que a integridade de tratamento de cada um seja mantida.
A logística interna da companhia oferece ao consumidor atenção farmacêutica por meio de equipe de atendimento formada por profissionais de saúde, que dão orientação aos pacientes desde os momentos que antecedem a compra até um acompanhamento no pós-venda.

No entanto, apesar de organizada, a logística do setor também enfrenta problemas com altos custos e poucas empresas especializadas na área.

“Os maiores desafios do setor estão relacionados aos elevados custos de transporte, especialmente fora dos grandes centros logísticos, e a quase ausência de transportadoras especializadas. A criação de empresas especializadas que atenda toda a cadeia de vendas do setor, desde o fabricante, distribuidor, revendedor até o consumidor, é necessária”, salienta Gusmão.

Os medicamentos especiais já respondem por 45% do faturamento da rede Sare Drogarias, especializada em vendas on-line, com apenas uma loja física, localizada em São Paulo, SP. Segundo Gusmão, a companhia notou um significativo aumento da compra on-line pelo consumidor brasileiro, tanto para a compra de medicamentos comuns como especiais, principalmente em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.