Seja como consultor ou dando cursos já estive em mais de 80 empresas com problemas de multas por excesso de peso (no PBT e especialmente nos “entre-eixos”). Muitos deles já com Ação Civil Pública e Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pelo Ministério Público. Percebi que só o treinamento e as consultorias não resolviam 100% dos problemas. Daí tomei a decisão de “pedir ajuda aos Universitários” (profissionais da nova economia), para preparar uma plataforma na internet que permitisse:
- Lançar multas e armazenar histórico na nuvem;
- Identificar as possíveis causas das multas;
- Consultar as tratativas para os motivos das autuações;
- Ter o controle financeiro e acompanhar o vencimento das autuações;
- Conhecer as estatísticas e os indicadores (métricas).
O Objetivo é: mitigar as ocorrências de novas multas e aumentar a eficiência nos carregamentos dos veículos de carga.
É importante observarmos que as multas além da função punitiva pelo excesso transportado, tem a função educativa de mostrar aonde ocorreu o erro, para que não se repita.
No entanto, a maioria não aproveita o aprendizado e volta a errar no mesmo ponto.
Por isso, o software da plataforma tem uma “inteligência” por trás: quando lança os dados dos pesos registrados na autuação, procura identificar o erro no carregamento:
Carregamento muito dianteiro, muito traseiro, carga maior no bitrem dianteiro, 5ª-roda da posição errada, carreta inadequada para o trator, tanque suplementar, etc.
Esperamos que essa ferramenta, inédita no Brasil, possa ajudar aqueles com multas por excesso de peso frequentes e que não conseguem identificar as causas e tomar as medidas corretivas.
As informações estão no link:
http://www.galcond.com/index.html