Movimento nas estradas cresce 50%

Publicado em
02 de Setembro de 2010
compartilhe em:

O feriadão começa antes para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que inicia a Operação 7 de Setembro a partir da 0h de amanhã. Nas rodovias federais estima-se que devam trafegar de 50 a 55 mil veículos, 50% superior aos dias normais.

A maioria deve transitar pela BR-101 para acessar as cidades litorâneas, e o maior fluxo, segundo o superintendente da PRF, Luiz Ademar Paes, deverá vir no Norte do Estado em direção a Grande Florianópolis.

O movimento se justifica porque os curitibanos prolongam o feriadão para homenagear Nossa Senhora da Luz, padroeira da Capital paranaense, no dia 8 de setembro.

- Essa é uma preocupação nossa porque o fluxo vem aumentando ano a ano - constata Paes.

No trecho Sul da BR-101, para facilitar a viagem dos turistas, a PRF solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) a paralisação das obras de duplicação amanhã devido a previsão de trânsito intenso. Para garantir a fiscalização na Operação 7 de Setembro, haverá reforço nas delegacias da PRF de São José, Joinville e Tubarão, com a convocação extra de policiais que estariam de folga.

Uso da cadeirinha nos carros será cobrado pela polícia - Radares fotográficos e portáteis também serão usados para coibir motoristas que trafegarem em velocidade acima da permitida. O superintendente ressalta ainda que a PRF estará atenta para os casos de embriaguez ao volante e obrigatoridade das cadeirinhas para o transporte de crianças.

- As penalidades são R$ 162 de multa, sete pontos na carteira e remoção do veículo. Temos que preservar a vida das nossas crianças - reafirma Paes, diante da lei que entrou em vigor ontem.

Já o tempo pode ser dividido em antes e depois de domingo. De acordo com a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, o sol aparecerá de forma tímida no sábado, quando está prevista a passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense, acompanhada de rajadas de ventos de até 70 km/h na madrugada, fazendo cair a temperatura.

É na madrugada de sábado que o vento sul também começa a soprar proporcionando uma sensação térmica mais baixa do que os 19º C previstos. A partir de domingo, o sol deverá predominar, entre nuvens, e a temperatura deverá subir gradativamente, com influência do vento nordeste.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.