Movimentação de cargas é tema de curso na capital

Publicado em
25 de Setembro de 2013
compartilhe em:

O Instituto Opus da Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração - promove três cursos de Rigger no mês de novembro. O primeiro acontecerá em São Paulo, entre os dias 4 e 8. O segundo será realizado na cidade de Parauapebas, no Pará, nos dias 9, 10, 11, 16 e 17.

Segundo Wilson de Mello Jr., diretor do Instituto Opus, o profissional de Rigger é o responsável pela elaboração do plano de içamento, por isso precisar ter um amplo conhecimento sobre os equipamentos envolvidos na operação, os sistemas de amarração, tabela de cargas, fatores de segurança em movimentação de carga, entre outros assuntos. "Um planejamento bem minucioso e adequado para cada tipo de operação traz muitos benefícios em termos de produtividade, além de minimizar riscos de acidentes", afirma.

O curso de Rigger do Instituto Opus capacita o profissional participante em todos os quesitos necessários para a elaboração do plano de rigging adequado a cada situação, uma vez que fornece informações técnicas de forma teórica e prática. Direcionado a riggers, engenheiros, supervisores e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas a rigging, o curso possui 40 horas de duração. Ainda no mês de novembro, o Instituto Opus promoverá mais três cursos: Gerenciamento de Equipamentos e Manutenção de Frotas, Gestão de Frotas e Supervisor de Rigging.

A Sobratema tem como objetivos propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações ao mercado e promover a formação, especialização e atualização de profissionais dos setores de construção e mineração.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.