Motos são vetadas na via expressa da Tietê

Publicado em
29 de Julho de 2010
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A partir de segunda-feira, motociclistas estarão proibidos de transitar pela via expressa da marginal Tietê. Ontem de manhã, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou novidades no local, como parte de um pacote de mudanças no trânsito.

Com a restrição às motocicletas, a prefeitura espera diminuir o número de acidentes graves na marginal. Apesar de representarem apenas 13% do total de veículos que circulam na via, as motos estão envolvidas em mais da metade dos acidentes fatais no local. Só em 2009, elas estiveram relacionadas a 64% desses casos.

Com a mudança, a previsão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é reduzir em 40% o número de acidentes graves com motos.

Usuários de motos discordam da medida. "Tinham que fazer uma pista exclusiva para nós", diz a fiscal e motociclista Alice Mattos, 60. A opinião é igual à do motoboy Edson Amorim, 26: "Pagamos impostos e querem nos impedir de ter o mesmo benefício dos carros".

"A moto não atrapalha o trânsito. O que atrapalha é caminhão", afirma o motoboy Marcos Marques, 30. Consultores fazem ressalvas à medida. Alexandre Zum aprova a restrição, mas acha que a prefeitura precisa explicitar as exceções. Há trechos onde não é clara a divisão entre pista local e expressa, como no final da via, no sentido Ayrton Senna.

Também consultor, Horácio Figueira alerta que o risco de acidentes não acaba, porque na pista local há constante cruzamento de faixa -tanto de motos quanto de carros- para acessar as pontes e a pista expressa.

Limite de velocidade - A via expressa terá também alteração para ônibus e caminhões -a velocidade máxima para esses veículos irá diminuir. O limite de 90 km/h vai valer só para carros. Caminhões e ônibus não poderão passar de 70 km/h.

Durante 15 dias, a partir de segunda, a marginal passará por um período de adaptação, com medidas para orientar os motoristas, no qual não serão aplicadas multas.

Moto vetada na pista expressa da Tietê (Estadão)

Regra será educativa nos primeiros 15 dias; depois, motoqueiro que trafegar irregularmente levará multa de R$ 85,12 e 4 pontas na carteira de habilitação. 

As novas medidas de restrição ao tráfego também atingem os motociclistas. A partir de segunda-feira, as motos estão proibidas de circular na pista expressa da Marginal do Tietê. O trânsito será permitido só nas pistas locais e centrais da via. Segundo a Prefeitura, nos primeiros 15 dias da medida a regra será educativa. Passado esse período, quem for flagrado circulando nas faixas expressas será multado em R$ 85,12 e receberá quatro pontos na carteira de habilitação.
A proibição tem como objetivo reduzir o número de acidentes com motociclistas. Ela era prevista desde o início das obras de ampliação da Marginal do Tietê. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a via é a campeã de acidentes com mortes envolvendo motos. Com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, a Tietê recebe diariamente 350 mil veículos, dos quais 70 mil são caminhões e 45 mil, motos.

Em 2009, dos 50 acidentes com mortes registrados na Marginal do Tietê, 32 envolviam motoqueiros. O número aumentou em relação a 2008, quando foram registrados 58 acidentes com mortos - dos quais 27 tinham motociclistas envolvidos.

O presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo (Sindimotosp), Gilberto Almeida dos Santos, é a favor da restrição. "A medida é preventiva e não atinge todas as pistas. Esperamos que a regra reduza os acidentes", diz.

Perigo. Segundo a CET, grande parte dos acidentes ocorre quando os motociclistas trocam de faixas de rolamento (quatro na pista expressa, três na central e de quatro a duas na local).

Foi justamente ao mudar de uma faixa para outra que o motoboy Sidney Watanabe, de 24 anos, sofreu um acidente na pista expressa da Marginal do Tietê. "Tinha um carro que também mudava de faixa. Acho que o motorista não me viu e batemos." Por sorte, Watanabe nada sofreu no acidente. No entanto, ele é contra a restrição de motos na via expressa. "E quando eu precisar pegar a (Rodovia) Castelo Branco, como vou fazer?"


O supervisor de tráfego Giovanni Fittipaldi, de 47 anos, também não gostou da regra. Morador de Guarulhos, na Grande São Paulo, ele usa a Marginal do Tietê todos os dias para ir trabalhar no Limão, na zona norte. "Vou ter de sair mais cedo de casa porque as velocidades são menores." Os limites das pistas local e central são, respectivamente, 70 km/h e 80 km/h. Já na pista expressa, os veículos podem trafegar a até 90 km/h.


A "motogirl" Maria Verônica de Lima, de 43 anos, aprovou a proibição. "Não precisa da expressa. Só quem percorre grandes distâncias é que deve usá-la", afirma. O também motoboy Edson Luis Rocha, de 31 anos, concorda. "Tem o lado bom também: os acidentes podem diminuir. Cair na pista expressa é muito mais perigoso."


Velocidade. Para caminhões e ônibus, a velocidade máxima na pista expressa caiu: passou de 90 km/h para 70 km/h. A regra já está valendo, mas é apenas educativa nos próximos 15 dias.

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