Imagens mostram picapes levando carros atravessados na carroceria e até passageiros andando pendurados em cargas irregulares; mais de 3,6 mil foram multados no país este ano.
Motoristas foram flagrados transportando cargas gigantes e inusitadas em áreas urbanas de Goiânia e do interior de Goiás. Vídeos feitos por telespectadores e equipes da TV Anhanguera mostram picapes levando carros atravessados na carroceria e até passageiros andando pendurados em cargas irregulares (assista acima).
Clique aqui para matéria completa no Portal G1
De acordo com o instrutor de trânsito Lázaro de Oliveira, do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trabalho, o ato de levar cargas gigantes de forma irregular ameaça a segurança da via e da população.
“A gente tem um centro de gravidade da carga, a carga tem a tendência sempre de cair para um lado ou outro, então os riscos vão só aumentando à medida que aumenta a velocidade, tanto quanto na questão lateral, altura e comprimento, realmente é bem perigoso mesmo”, disse.
Os flagrantes são diversos. Em uma avenida de Goiânia, uma picape é flagrada levando a carcaça de uma Ford Belina atravessada na carroceria. No interior do estado, uma situação parecida, um VW Fusca é levado em cima de um veículo com dois homens pendurados.
Em 2017, mais de 17 mil motoristas foram multados em todo o país cometendo este tipo de infração. Este ano já são 3,6 mil. Os motoristas que são flagrados cometendo este tipo de imprudência são multados em R$ 195, e, por ser um tipo de infração grave, levam 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).