Motorista e passageiro de ônibus salvam-se em acidente na Raposo, com Tritrem

Publicado em
24 de Outubro de 2011
compartilhe em:

Cena semelhante à tora de madeira que invade um carro no filme Premonição ocorreu em Sorocaba na tarde de ontem. Troncos de eucalipto que eram transportados em um caminhão carreta bitrem invadiram um ônibus de transporte coletivo de Sorocaba, na alça de acesso para a rodovia Raposo Tavares, por volta das 17h30. Apesar da gravidade da colisão o único ferido, o motorista do ônibus, ficou com a canela esfolada e foi socorrido pelo resgate da concessionária Via Oeste. Havia apenas um passageiro, sentado justamente do lado em que a carga tombou sobre o ônibus, mas esse não teve qualquer ferimento.

 

O caminhão estava na SP-264 e ao entrar na alça de acesso para a Raposo Tavares, sentido capital, a última parte do bitrem tombou e atingiu o ônibus da empresa Sorocaba Transporte Urbano, que fazia o trajeto Quintais do Imperador para o centro da cidade. O motorista do caminhão, que não informou o nome para a reportagem, não sofreu qualquer lesão e reclamou do traçado da curva. Ele havia assumido a direção minutos antes em Sorocaba e transportaria a carga para a cidade de Suzano. O tenente do Corpo de Bombeiros, Adriano Augusto Freitas, observou que - se fosse um dia útil - o ônibus estaria lotado devido ao horário, o que poderia ter causado uma tragédia com muitas vítimas.

ENTENDA O QUE É EFEITO CHICOTE E COMO ELE PODE SER EVITADO

A matéria retrata muito bem, o acidente típico com CVCs - Bitrem (ou nesse caso "Tritrem"), chamado de Efeito Chicote, com tombamento em alça de acesso.

A última carreta do conjunto amplifica o movimento (como um chicote) e acaba tombando prematuramente.

Observa-se (vide abaixo) que o veículo-trator e a 1ª unidade da CVC permanecem de pé, e a última carreta, ao tombar, lança a carga de toras sobre o Coletivo.

Se estivesse cheio de passageiros, seria mais uma tragédia anunciada.

O que precisamos fazer?

Treinar os condutores para evitar as manobras que tornam o "efeito chicote" mais intenso.

QUERENDO SABER MAIS COMO EVITAR ACIDENTES COM CVC’S? NÃO PERCA A PRÓXIMA TURMA DO CURSO COMO REDUZIR ACIDENTES NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS COM RUBEM DE MELO. PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI>>>

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.