Moto: 73% das mortes são culpa do próprio condutor

Publicado em
18 de Junho de 2014
compartilhe em:

Segundo pesquisa, impactos com carros respondem por 12% e caminhões, por 7%

REDAÇÃO AB

Um estudo apresentado pela Mapfre em parceria com o Cesvi Brasil aponta que 73% das mortes em acidentes com motos são provocadas pelos próprios condutores. Em segundo lugar vêm as colisões de motocicletas com automóveis.

As mortes em choques contra caminhões ficam em terceiro lugar, com 7%. O quarto motivo, que tende a causar espanto em quem mora nas grandes cidades, são as batidas envolvendo animais na pista, 6%. Ainda segundo o estudo, problemas na via como buracos e falta de sinalização respondem, cada um, por apenas 1% dos acidentes com morte. 

“Essas informações são essenciais para a tomada de medidas preventivas e de segurança por condutores e autoridades”, afirma o diretor-geral do Grupo BB e Mapfre, Jabis Alexandre. Para a realização do estudo foram analisados 360 acidentes envolvendo motocicletas e a morte de pessoas com apólices de seguro de vida. Os sinistros aconteceram entre agosto de 2012 a julho de 2013. 

O estudo também aponta que 26% de todos os acidentes foram causados por perda do controle da direção e 16,5% pela direção na contramão. Cerca de 4% das ocorrências apontaram condutores embriagados. “Perda de direção e tráfego na contramão são causas que, aparentemente, revelam despreparo do condutor e desconhecimento de riscos claros”, pontua Alexandre. 

Apesar de concentrar a maior frota de motocicletas do País – 21,9% de mais de 21,5 milhões de motos –, São Paulo, com 4,4% dos registros, não figurou nessa pesquisa com o maior índice de acidentes fatais. O Maranhão, com 3,3% da frota brasileira, está no topo do ranking, concentrando 9,7% dos casos.
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.