Mirassol amplia investimentos para 2010/2011

Publicado em
15 de Março de 2010
compartilhe em:

Com novos contratos fechados com empresas do setor automotivo, como MAN, Pirelli e Firestone, e negociando uma proposta de uma rede varejista que, sozinha, exigirá a aquisição de 100 caminhões, a Expresso Mirassol ficou mais otimista com o ano de 2010. Depois de um péssimo início em 2009, a empresa conseguiu fechar o ano no "zero a zero" com 2008 e, para este ano, a ideia é aumentar investimentos: são R$ 42 milhões no biênio 2010/2011 - foram R$ 33 bilhões no biênio anterior.

A empresa tem hoje cerca de 400 caminhões - cavalos mecânicos - e trabalha com um número semelhante de terceirizados. No planejamento atual, quer comprar mais 60 cavalos e 120 carretas, mas, segundo Luiz Carlos de Faria Júnior, gestor corporativo da Mirassol, a ampliação da frota pode ser revista se houver novos contratos. No momento, a projeção é de crescimento de 20% na movimentação em 2010 - no setor de logística, convenciona-se que um ponto de crescimento do PIB equivale de 5% a 6% de crescimento do movimento. "No nosso ramo, mais voltado ao setor industrial, esse percentual deve ficar em 4%", diz Luiz Carlos.

O mesmo fator, contudo, puxou para baixo os resultados do setor quando veio a retração. Para o executivo da Mirassol, a composição da sua carteira de clientes - com grande presença do setor automotivo - conseguiu ajudar a preservar os resultados, já que o ramo se recuperou rapidamente. Mas outras transportadoras, dependentes de um único grande cliente ou voltadas ao comércio exterior, tiveram péssimo resultado. "Houve gente que perdeu muito, teve que se desfazer de ativos, devolver caminhão para o banco", afirma.

O melhor contrato da Mirassol neste ano foi para a MAN Latin America, que exigirá a instalação de um armazém e centro de distribuição em Guarulhos, que funcionará 24 horas por dia, e receberá 100 veículos diários. Foram adquiridos 15 caminhões novos e a frota será personalizada para atender o novo cliente.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.