Ministro diz que vai dobrar a capacidade de transporte de cargas no Brasil

Publicado em
11 de Setembro de 2012
compartilhe em:

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse no evento Brasil nos Trilhos, promovido pela Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), que vai dobrar a capacidade de transporte de cargas no País. Ele garantiu que este não é apenas um bom momento para o setor, mas um ciclo que irá desenvolver a logística. "Não há cabimento em se falar em logística tratando de pedaços, como se fosse uma colcha de retalhos, isso não existe. Vamos efetivamente dobrar a capacidade de transporte de cargas no País", disse o ministro.

Segundo Passos, o cálculo é feito em cima das linhas que o governo considera que efetivamente são usadas atualmente no Brasil, ou seja, apenas oito mil quilômetros em uma malha de 28,7 mil. De acordo com o ministro, a prioridade do programa de concessões está voltada para o escoamento dos produtos mais importantes da pauta de exportações do País, mas ele ressalta que um dos ganhos com o programa será o desenvolvimento do transporte de passageiros, que vai depender apenas dos polos onde haja grande concentração de pessoas para que surja o interesse.

O presidente executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, disse que o setor espera que o governo determine ações mais rápidas para garantir o cumprimento do prazo de cinco anos para a implantação de 10 mil km de ferrovias, que foi anunciado pela presidente Dilma Rouseff em 15 de agosto.

"A partir do momento em que a ideia é lançada e há um somatório de agentes envolvidos, acredito que a presidenta Dilma Rousseff vai determinar ações mais rápidas que possam dar essa segurança", disse Vilaça no encerramento do evento Brasil nos Trilhos, promovido pela ANTF.

Para Vilaça, o Plano de Investimento em Logística, que prevê investimentos de R$ 91 bilhões nos próximos anos, é um rompimento de paradigmas. "É uma discussão que está elaborada na cabeça da sociedade e isso é o mais importante. Precisamos reduzir o custo da movimentação de cargas e dar qualidade na mobilidade das pessoas", disse o presidente executivo da ANTF.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.