Mercedes-Benz investe em fábrica para aumentar produção de caminhões

Publicado em
17 de Agosto de 2010
compartilhe em:

A Mercedes-Benz quer ampliar a sua presença no mercado nacional de caminhões, que em 2010 teve crescimento de mais de 60%, segundo a Anfavea. Para isso, a empresa está investindo em sua operação local.

De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jurgen Ziegler, será investido R$ 1, 2 bilhão nas fábricas de São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, e de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Os investimentos em São Bernardo, maior fábrica da montadora fora da Alemanha, irão resultar na utilização total da capacidade instalada. "Passaremos de 65 mil unidades ao ano para 75 mil ao término do investimento", previu o profissional.

Em Juiz de Fora, os investimentos em tecnologia de ponta e preparo para novas peças acontecerá em função da produção do mais novo caminhão do grupo, o Actros. "Não poderíamos destinar a cidade de São Bernardo a produção do Actros porque o espaço lá já é muito dividido com a montagem de ônibus e comerciais leves", explicou o vice-presidente de Vendas, Joachim Maier.

O investimento em caminhões de carga pesada é uma aposta do setor automotivo. "Hoje, caminhões pesados correspondem a 36% da venda total de caminhões, queremos ser liderança e referência na produção e venda deste tipo de veículo", disse.

O novo modelo brasileiro, comercializado em países da Europa, já vendeu 100 unidades nos dois primeiros meses de testes, e a expectativa da Mercedes é de vender 1.500 unidades até o fim do ano, além de chegar a 3 mil unidades em 2011.

De acordo com as expectativas do presidente da empresa, em 2012 deverão ser vendidas de 10 a 15 mil unidades do novo veículo. "Isso é só o começo, com os investimentos a planta de Minas Gerais poderá produzir até 50 mil unidades do caminhão", disse Maier. Por enquanto, as peças do novo modelo ainda não são produzidas no Brasil, mas o cenário deverá mudar até o fim de 2011. "Esperamos ter 44% da produção nacional até o fim do ano que vem, e em 2012 chegar a 60% de nacionalização", declarou.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.