Ao evitar com a tecnologia autônoma o pisoteamento dos brotos, a usina praticamente dobrou sua produtividade.
Numa parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, a Marcedes-Benz apresentou hoje no Salão de Hannover, na Alemanha, o primeiro caminhão da marca com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular na colheita de cana. Trata-se do extrapesado Axor 3131, num inédito modelo fora de estrada que já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar no interior de São Paulo, região considerada a maior produtora do País.
“Esse inovador Axor 3131 se destaca pela tecnologia e conectividade, que desenvolvemos em conjunto com a Grunner”, informa Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina: “A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita”.
Líder no segmento de transbordo nas lavouras de cana, o Axor 3131 com direção autônoma chega com capacidade de carga de 40 metros cúbicos ou 18 toneladas. A cada quatro transbordos ele carrega um treminhão aumentando a produtividade. Isto porque a configuração original 6×4 foi adaptada para um 8×4.
Esta operação vem ocorrendo 24 horas na Agro Cana Caiana, região de Lençóis Paulista. Depois da introdução da tecnologia autônoma, a produtividade foi de 69 para 117 toneladas por hectare. Ou seja, ao evitar com recursos de georreferenciamento o pisoteamento dos brotos, a usina praticamente dobrou sua produtividade.
Com bitola de três metros e suspensão mista metálica e pneumática, o Axor 3131 autônomo atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita.
Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol.
Duas unidades já foram vendidas. Mas a solução é tão eficiente e rentável que já começou a conquistar outros clientes do setor canavieiro. “Mais 16 caminhões Axor 3131 de direção autônoma foram negociados neste mês para realizar a operação de colheita de cana, o que já é o primeiro fruto da parceria da Mercedes-Benz com a Grunner”, destaca Roberto Leoncini, , vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A Mercedes-Benz lidera o segmento off road com 50% de participação de mercado. O novo caminhão Axor 3131 foi exposto inicialmente na última Agrishow em Ribeirão Preto, evento que ocorreu no primeiro semestre desde ano.